NaturalTec
Tratamento de Água
(11) 5072 5452 | 4113 3660 | 5562-1669
naturaltec@naturaltec.com.br

Tratamento de Água e Efluentes – Tratamento Físico-Químico

Eletrocoagulação (EC)

Eletrocoagulação (EC)


A Eletrocoagulação (EC) se obtém com a passagem de eletricidade pela água desestabilizando a solução e coagulando os contaminantes. É considerada uma tecnologia amigável, sem impacto ambiental. O Processo EC Naturaltec é uma nativa econômica e ambiental para tratamento e recuperação de água dentro dos padrões.

Processo: Os contaminantes são colocados sob fortes campos elétricos propiciando reações de oxi-redução sendo levados a estados químicos menos reativos, insolúveis e de maior estabilidade. Paralelamente, ocorre a formação de flocos insolúveis coagulados, na forma de agregados de contaminantes, que poderão ser removidos facilmente por sedimentação, flotação ou filtração.

O processo de Eletrocoagulação é semelhante à coagulação química com sulfato de alumínio, mas o lodo tem menos água, maior resistência à desagregação, é prontamente filtrável, a contaminação na água tratada é menor e não se adiciona nenhum sal metálico ou polímero.


Etapas do Funcionamento
  1. Formação de primórdios de floculação por redução do anodo, transformando-se em centros geradores de complexos metálicos que se precipitam na forma de óxidos;
  2. Quebra de emulsão devido aos íons de oxigênio e hidrogênio formados que se ligam aos sítios de ligação da água com o óleo, criando complexos insolúveis e separando a água do óleo;
  3. Formação de complexos halogenados por reação do cloro com íons metálicos, resultando moléculas insolúveis que se separam da água (pesticidas, herbicidas e PCB´s);
  4. Branqueamento produzido pelos íons de oxigênio formados que oxidam tintas e cianetos;
  5. Inundação de elétrons na água permitindo a precipitação de colóides e a ruptura de membrana de bactérias, cistos e vírus;
  6. Reações de Oxi-Redução induzidas na água, encurtado o processo de quebra de compostos que ocorre na natureza;
  7. Indução do pH da água à neutralidade.


Os equipamentos de Eletrocoagulação adaptam-se às instalações existentes podendo utilizar tanques já construídos ou usar tanques removíveis de fibra ou lona e construções modulares definitivas ou temporárias.

O processo é usado para remover metais pesados, sólidos em suspensão, colóides, quebrar emulsões oleosas, remover graxas e gorduras e complexos orgânicos em geral.

Desinfecção: Destrói no processo, devido à corrente elétrica, as bactérias, vírus, fungos e cistos. Os efluentes são reduzidos a uma água clara, limpa, sem odor e reutilizável. Na maioria dos casos, e, especialmente para esgoto doméstico, a água tratada pode ter qualidade superior que a própria água original.


Resultado da Eletrocoagulação
Desinfecção e Eletrocoagulação


Efluentes Galvânicos

Efluentes Galvânicos

Agrotóxicos

Agrotóxicos

Reuso de Água na lavagem de carros

lavagem de carros

Reuso de Água de Lavanderia

Reuso | Água Lavanderia

Reuso de Água na lavagem de Alimentos

Reuso Água | Alimentos



voltar ao topo ˆ
naturaltec@naturaltec.com.br
(11) 5072 5452 | 4113 3660
Naturaltec - Tratamento de Água