NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Água de Chuva/Reuso 2017-10-10T17:08:24+00:00

Remoção de Sólidos em Águas de Chuva – Reuso

O aproveitamento da água de chuva usando tratamentos simples de filtração e desinfecção é uma alternativa para reuso de água em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins e lavagens de carros, pisos e roupa, podendo ser adequada para potabilidade humana e animal.

Água de Chuva para Utilização Residencial

A água de chuva com um tratamento mínimo de filtração e desinfecção pode ser usada numa residência para descargas em bacia sanitária, lavagem de roupa e carro, irrigação de jardim e piscina que representa 55% do consumo de água total. Para uso como descarga em vasos sanitários a qualidade exigida em diversos países é dada a seguir:

Esta água de chuva pode ainda ser usada para uso potável, mas necessitará de tratamentos adicionais:

Aproveitamento para aplicações mais nobres da água de chuva dependerão de tratamentos mais completos como filtração em vaso pressurizado com meio filtrante tipo areia/carvão ativado ou filtro de cartucho.

A filtração pressurizada de água de chuva a partir de uma cisterna, normalmente é feita com um filtro de areia mais carvão ativado. A areia retira a turbidez e o carvão ativado retirar o excesso de cloro, sabores e odores originados de contaminantes químicos orgânicos, pesticidas, herbicidas e hidrocarbonetos clorados.

Na escolha de um filtro, mais do que o formato do filtro o importante é o meio filtrante utilizada em seu interior, sua construção e dimensionamento (tamanho do filtro).

Instalação

Partes: 01Tanque; 02 tubos de PVC 2 pol de 0,5 m; Conexões: 2 flangues 2 pol + 01 Niple 2 pol + 01 Cotovelo de 2 pol e 01 saco de filtração
A Caixa de Filtração é um equipamento especificado pela NBR 8160/99

Outras aplicações do Saco Filtrante/Desaguador:

Os elementos filtrantes tipo saco, são utilizados para tratamento de água de lava-rápido e filtração de água em geral, por sua eficiência, baixo custo, praticidade de troca e possibilidade de reuso (alguns são laváveis) e outros de baixo custo, podem ser trocados sem lavagem.

A SNatural trabalha com elementos filtrantes com porosidade de 50, 5 e 0,5 micra podendo filtrar poeira, microrganismos, algas verdes (cianofíceas) ferro e manganês, óleos e loções da água de piscinas e sedimentos em geral por gravidade. Os sacos filtrantes podem ainda ser do tipo descartáveis ou reutilizáveis.

Filtração de Algas Verdes: No caso de filtração de água de piscina ou lago, para retirada de algas verdes, a eliminação das algas no saco, depois da filtração, pode ser conseguida deixando o saco imerso em água com cloro (água sanitária/cândida) por um período de 10 a 15 minutos até à total oxidação deste material orgânico. A SNatural da garantia contra defeitos de fábrica.

Quando usado após o filtro de areia: A água passa através do filtro de areia que captura partículas de 20 a 50 micra seguindo para o filtro saco que captura partículas mais finas como algas mortas, poeira e óleos.