NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Aquários 2017-10-10T19:36:14+00:00

Ultravioleta em Aquários

Os peixes e outros organismos aquáticos, em aquário, estão confinados a uma pequena quantidade de água, comparado com seus habitats naturais. No seu ambiente natural as fezes são imediatamente diluídas, mas em um aquário podem se acumular para níveis tóxicos.

Os resíduos tóxicos incluem a amônia liberada pelas brânquias, fezes e restos de comida. Existem bactérias que consomem esta amônia e a convertem a substâncias menos tóxicas. Quando se começa um novo aquário, estas colônias de bactérias benéficas ainda não tiveram a chance de crescer, sendo por um período de semanas, perigoso para os peixes sua ausência. Por isso, deve-se, gradualmente, formar uma fonte de amônia e começar com poucos animais.

Estas bactérias que decompõem a amônia em nitrito e nitrato não conseguem decompor toda a amônia e acumular ou simplesmente acumulam estes compostos que também

podem causar problemas aos organismos aquáticos ou levar ou levar a um crescimento excessivo de algas.

O controle destes compostos pode ser feito por filtros biológicos, filtração com carvão ativado e zeólitos e também por skimmers ou desnatadores. Os filtros retiram as fezes e restos de comida antes que comecem a apodrecer. A chamada filtragem química remove materiais dissolvidos na água do aquário e é feita com carvão ativado, zeólita. O filtro de Carvão ativado granulado é feito para ter inúmeros pequenos poros, fazendo um peneiramento molecular na água removendo metais pesados e moléculas orgânicas, fonte de cores e odores indesejáveis. A zeólita, outro material filtrante, remove amônia da água, retira particulados e metais pesados. Desnatadores (Skimmers) são usados em aquários principalmente de água salgada onde se desenvolvem recifes, extremamente sensíveis. Os skimmers tem a notável habilidade de remover detritos orgânicos dissolvidos antes de se decomporem. Neste processo a matéria orgânica é levada à superfície pelas bolhas de ar injetadas numa coluna de água, sendo a espuma resultante escumada da superfície e descartada. (Veja folheto sobre skimmers).

Esterilização por Radiação Ultravioleta

Infecções por parasitas como fungos, bactérias e vírus, são preocupação constante. A esterilização da água ajuda a controlar infecções existentes na água e controla o contágio entre tanques. Um aquário saudável depende de bactérias benéficas crescendo em materiais filtrantes dentro do seu filtro. Dois tipos de esterilização são usados, o ozônio e irradiação ultravioleta: Gás de ozônio é oxidante de poluentes orgânicos e de microrganismo. Por ser corrosivo pode atacar os próprios peixes por problemas de dosagem. Outros componentes do aquário, como borrachas que entrem em contato com o ozônio, podem sofrer ataque químico. Ozônio residual deve ser eficientemente retirado, passando-o por carvão ativado porque pode matar seus peixes e invertebrados e/ou danificar as bactérias benéficas no seu filtro biológico.

Esterilizadores por Raios Ultravioleta

A Luz ultravioleta (UV) não tem este tipo de contra-indicação e inexiste o problema de sobre dosagem. Deve ser usado quando o filtro biológico estiver estabelecido pois a radiação destrói o DNA de células vivas evitando sua reprodução.

A radiação ultravioleta (UVC) mais efetiva no controle de microrganismos tem comprimento de onda de 254 nm (nanômetros) e para ser efetivo deve expor os microrganismos a uma intensidade de luz entre 35.000 a 100.000 mwatt/seg/cm2.

Problemas que podem reduzir a eficiência do equipamento

1. Deixar a água fluir muito rápido pela luz de UV.
2. Obstrução da luz devido ao acúmulo de depósitos de sal ou limo de bactérias na lâmpada.
3. Enfraquecimento da luz devido a idade da lâmpada (vida de nove meses.)

A NaturalTec produz equipamentos com a lâmpada envolvida por uma proteção que a isola da água. Os equipamentos podem vir com medidores de horas de uso que indicam a troca da lâmpada. Os Equipamentos Ultravioleta da NaturalTec estão projetados para uma radiação de 30 Joules/cm2. Menor equipamento Inox de Radiação Ultravioleta:

A SNatural/NaturalTec tem equipamentos em Inox 304, 316 e Termoplástico