NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Bebedouros 2017-10-10T19:36:08+00:00

Desinfecção por Ultravioleta (UV) em Bebedouros Animais

Reatores de desinfecção de água ultravioleta (UV) são usados para controle de doenças em bebedouros animais com baixo custo, eficiência, sem alterar a qualidade da água.

Funcionamento

A radiação Ultravioleta ou energia UV se encontra no espectro eletromagnético invisível da luz do sol, entre a luz visível e os raios X. Para eliminar os microrganismos os raios UV precisam atravessar a célula penetrando pela membrana celular externa, passando através do corpo celular e por fim, romper o DNA e prevenindo a reprodução. A radiação não a a água quimicamente, nada é adicionado exceto energia.

O grau de inativação dos microrganismos conseguido pela radiação ultravioleta é diretamente proporcional à dose aplicada na água. A dosagem é resultado da intensidade de radiação ultravioleta e o tempo de exposição sendo medida em microwatts/seg/cm2. Os reatores Ultravioleta (UV) devem apresentam dosagem maior que 30000 µws/cm2 depois de um ano de operação.

Limitações: Certos contaminantes da água podem reduzir a transmissão da radiação Ultravioleta através da água reduzindo a dose que deveria atingir as bactérias.

As lâmpadas ultravioleta UVC não queimam como as florescentes normais, perdem intensidade após um ano de uso chegando até 60% da emissão original. Quando novas, as lâmpadas emitem radiação a níveis de 60,000 µw-s/cm2. Com tempo, a dosagem cai a 30,000 µw-s/cm2 que é a dosagem mínima necessária para efetivamente matar as bactérias; neste momento as lâmpadas devem ser trocadas. A vida da lâmpada é encurtada também, se for ligada e desligada mais freqüentemente do que uma vez a cada 8 horas.

Ao passar pela lâmpada, a água traz minerais e resíduos vários que se depositam no tubo protetor limitando a penetração dos raios UV. Para manter a transparência, estes tubos devem ser limpos regularmente cuja freqüência é determinada pela qualidade da água. Em água destilada a manutenção será mínima.

Num sistema de recirculação, a água flui constante do tanque estoque para as áreas de criação dos animais, retornando para o tanque central. As unidades de Ultravioleta – UV são colocadas em linha para controlar o crescimento bacteriano, entretanto deve-se assumir que o sistema não vai manter a água totalmente livre dos microrganismos. O sistema Ultravioleta – UVC vai operar a uma taxa de controle de, por exemplo, 99 ou 99,9% de inativação, portanto se uma única bactéria passar pelo sistema ela poderá se fixar à tubulação e continuar se multiplicando. É comum se nem sistemas de desinfecção num programa combinando uso de biocidas oxidantes ocasionalmente e um sistema Ultravioleta usado em continuo.

No sistema ao lado verifica-se uma variação de contaminação, dependendo do local onde se tire a amostra de água. A radiação Ultravioleta – UV reduz as bactérias de 2000 UFC para 10 UFC/ml, (redução de 99.5%).

No momento que a água atinge o primeiro bebedouro, entretanto, a contagem aumenta, devido à contaminação da tubulação e vai aumentando até à sala de criação. Quando a água retorna ao tanque estoque a contaminação atinge seu pico.

Embora a radiação Ultravioleta – UV seja eficiente no controle, o equipamento deve ser estrategicamente localizado e toda a tubulação ser sanitizada para reduzir o biofilme ancorado na

tubulação. É importante que a amostragem de água se faça em vários pontos e regularmente. O tanque estoque deve ser pequeno ou um segundo equipamento Ultravioleta será necessário para ampliar a eficiência do sistema.

Circulação do Sistema

 

Equipamentos Usados no Sistema

A SNatural/NaturalTec tem equipamentos em Inox 304, 316 e Termoplástico