NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Caixa Gordura 2017-10-10T15:25:10+00:00

Caixa de Gordura

A caixa de gordura, no tratamento preliminar da água e efluentes, tem a função de remover objetos maiores na água servida e excesso de graxas e gorduras que possam provocar problemas ao tratamento de água subsequente. Funciona também como proteção aos equipamentos.

As caixas de gordura são utilizadas em tratamento preliminar de águas residuais de frigoríficos, curtumes, laticínios e matadouros onde, por vezes, o resíduo separado pode constituir produto de comércio. A caixa de gordura é essencialmente um pequeno tanque para recepção da água que contempla um tempo de detenção hidráulico de 3 a 5 minutos. A gordura que vem das pias de cozinha não pode ser lançada na rede coletora de esgoto, pois causa entupimentos. Para evitar isso, existe a caixa de gordura, que vai separar a gordura da água. Ela pode ser construída em concreto ou em alvenaria de tijolo maciço revestida com argamassa de cimento. É importante que toda residência tenha uma e que ela receba limpeza com freqüência. O formato da caixa pode ser circular, quadrado ou retangular.


Cálculo do tamanho de uma Caixa de Gordura quadrada

Restaurantes e Refeitórios

Calcule o tamanho da caixa de gordura de acordo com o número de refeições servidas por dia usando a tabela ao lado. A Naturaltec projeta uma série de caixas de gordura para vazões de água residuária.