NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Carvão Vegetal Ativado Granulado – Meio Filtrante2018-10-04T09:41:18+00:00

Carvão Vegetal Ativado Granulado – Meio Filtrante

Ficha Técnica

Carvão Vegetal Ativado Granulado

         Carvão Vegetal Ativado Granulado

O Carvão vegetal ativado granulado é produzido a partir de casca de coco, coco de babaçu, palmiste, bambu, etc.

A remoção dos poluentes é feita por micro poros, fase de ativação após a pirólise destes materiais. A filtração se dá por adsorção dos contaminantes, dependendo do tamanho da molécula e dos poros gerados. O carvão ativado tem afinidade por poluentes que têm cloro e carbono na sua composição; remove também compostos orgânicos e inorgânicos específicos da água, pesticidas, micro poluentes, alguns metais pesados, taninos (substancia encontrada em sementes, madeira folhas e casa de frutas); é utilizado em colunas de leitos fixos ou móveis por onde o fluido é filtrado e purificado.

Em estação de tratamento de água o filtro de carvão ativado granulado é colocado após os processos de floculação e sedimentação. No tratamento de efluentes o carvão é usado para clarificação, desodorização e purificação dos líquidos (esgoto).

Usado para remover gases tóxicos e subprodutos como toxinas criadas por algas e trihalometonas (compostos que se formam durante o tratamento de água destinada ao consumo humano, subproduto de desinfecção).

A qualidade de filtração depende da área de superfície e distribuição do tamanho dos poros, das propriedades químicas como quantidade de hidrogênio e oxigênio, da concentração de contaminantes, do pH e temperatura da água e do tempo de contato (Tempo que a água é exposta ao carvão).

Produtos como sódio e nitratos podem passar direto pelo carvão. O potencial do carvão é limitado na função filtração; uma vez que todos os poros estejam preenchidos, a área de aderência fica comprometida, não permitindo que as impurezas se fixem no carvão sendo necessária a troca. Não pode ser retrolavado se usado na função declorador. 100 vezes mais poroso que o carvão comum (contém poros entre os átomos).