NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Clorador de Efluentes 2017-08-18T21:45:59+00:00

Clorador de Água e Efluentes Tratados

A cloração é o processo mais comum de desinfecção de água potável e de efluentes tratados. Quando é adicionado à água, forma o ácido hipocloroso, desinfetante poderoso, de efeito residual prolongado. O cloro para agir precisa de um tempo de contato de 15 a 45 minutos para que aja sobre os microrganismos. O cloro também reage com a matéria orgânica dissolvida reduzindo a demanda biológica de oxigênio (DBO) e clarifica a água e habilitando para reuso e potabilidade. Para remoção do cloro da água se usa dióxido de enxofre, aeração ou filtração com carvão ativado.

o cloro é usado para controle de doenças, controle do desenvolvimento de algas aquáticas e retirada de odores, tratamento de água de piscinas, potabilização da água (Portaria 518). O CLORO pode ser liquido, granulado, em pastilhas ou gás e muitas delas aprovadas pela ANVISA para uso potável ou para reuso.

Funcionamento:

1) Para cloração abra os registros 2 e 3 e regule o registro 1 para atingir o nível de cloração desejado; 2) Para recarregar as pastilhas feche os registros 2 e 3 para não haver vazamento de água durante a recarga; 3) Teste a concentração de cloro no ponto de coleta com medidores de cloro e ajuste a regulagem do registo 1 ate atingir a concentração desejada; 4) com a bomba de recalque parada não feche os registros porque o cloro sendo um gás pode pressionar a tubulação. O funcionamento do cloro é afetado pelo pH e temperatura, mas é o sistema inda mais usado de desinfecção e algumas leis obrigam seu uso como é o caso do suprimento de água pela SABESP em São Paulo (> 0,5 ppm) e em piscinas públicas (>2 ppm).

Cloradores e Pastilhas Necessárias