NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Clorador de Passagem 2017-08-18T21:45:41+00:00

Clorador de Passagem

Instalação e Funcionamento

A cloração é o processo mais comum de desinfecção de água potável e de efluentes tratados. Quando é adicionado água, forma o acido hipocloroso, desinfetante poderoso e de efeito residual prolongado. Antes do uso é necessário um tempo de contato de 15 a 45 minutos importante para que aja sobre as bactérias, fungos, vírus e demais microrganismos. O cloro enquanto oxidante reage com a matéria orgânica dissolvida reduzindo a demanda biológica de oxigênio (DBO) e clarifica a água e habilitando para reuso e potabilidade.

Em casos de uso industrial onde houver necessidade de retira-lo antes do uso pode ser feita uma reação com dióxido de enxofre, aeração ou filtração com carvão ativado.

O cloro é usado para controle de doenças, controle do desenvolvimento de algas aquáticas e retirada de odores, tratamento de agua de piscinas, potabilização da água (Portaria 518).

O cloro pode ser liquido, granulado, em pastilhas ou gás e muitas delas aprovadas pela ANVISA para uso potável ou para reuso.

Seu funcionamento é afetado pelo pH e temperatura, mas é o sistema inda mais usado de desinfecção e algumas leis obrigam seu uso como é o caso do suprimento de água pela SABESP em São Paulo (> 0,5 ppm) e em piscinas públicas (>2 ppm).

EQUIPAMENTOS

A NaturalTec projeta e instala equipamentos para controle de CARGA ORGÂNICA, NITROGÊNIO, SÓLIDOS EM SUSPENSÃO e outros poluentes.

  • GRADES, CAIXAS DE AREIA E FOSSAS – Para Retenção de Sólidos
  • FOSSA, FILTRO ANAERÓBIO SUBMERSO (FAS), REATOR ANAERÓBIO TIPO UASB – Controle de Carga Orgânica (DBO/DQO)
  • REATOR AERÓBIO TIPO IFAS – Controle de Carga Orgânica (DBO/DQO) e Controle de Nitrogênio Amoniacal (N-NH4)
  • REATOR ANÓXICO – Controle de Nitrogênio Total (NO2)
  • FILTROS DE AREIA POR GRAVIDADE – Retenção de Lodo
  • CLORADORES DE PASSAGEM, BOMBAS DOSADORAS E DESINFECÇÃO UVC – Controle de Microrganismos

HERMÉTICOS; MÁXIMA RESISTÊNCIA QUÍMICA (PEAD); TRANSPORTE FÁCIL (DIÂMETROS ATÉ 3 M); PROTEÇÃO ULTRAVIOLETA (ENTERRADOS OU DE SUPERFÍCIE) FOSSAS E CISTERNAS TÊM QUE SER OBRIGATORIAMENTE ENTERRADAS.