NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Coagulação 2017-08-18T19:50:45+00:00

Reatores Físico – Químicos (Coagulação)

O tratamento Físico-Químico da água e efluentes é usado para poluentes que não podem ser removidos por processos biológicos convencionais e também para tratamentos de água potável (ETA). Os reatores físico-químicos têm sido empregados precedendo o tratamento biológico para reduzir a carga orgânica afluente e permitir redução da unidade de tratamento biológico e a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) como um todo.

O processo de tratamento físico-químico da água:

  1. A coagulação/floculação químicas
  2. Decantação
  3. Separação deste material

Aplicações Variadas

Curtumes, Indústrias Têxteis, Celulose e Papel o empregam para retirar poluentes inorgânicos, materiais insolúveis, metais pesados, material orgânico não biodegradável, sólidos em suspensão, cor, etc.. Retira também, poluentes como o fósforo orgânico solúvel, nitrogênio, matéria orgânica (DBO), DQO, bactéria e vírus, sólidos em suspensão, sólidos coloidais e soluções que contribuam para turbidez.

O processo de tratamento de água em reatores físico – químicos, transforma em flocos as impurezas em estado coloidal e em suspensão para posterior remoção em decantadores. A coagulação usa produtos químicos como sais de alumínio e ferro que reagem com a alcalinidade da água formando hidróxidos desestabilizadores dos colóides e partículas em suspensão.