NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Controle de Doenças 2017-08-18T21:48:36+00:00

Doenças e Microrganismos – Água

Entre as doenças que ocorrem por ingestão de água, citam-se as diarreias, causadas por bactérias, a Cólera (Víbrio cholerae) e a Giardíase causada por protozoários (Teníase lâmblia,) e muitas outras:

A avaliação da qualidade da água é feita usando organismos indicadores presentes nas fezes; não são patogênicos, mas são produzidos em grande numero e mais fáceis de identificar. Estes indicadores são formados por Bactérias Coliformes divididos em coliformes totais, coliformes fecais e estreptococos fecais. Aparecem em grande quantidade nas fezes humanas e animais e com grande probabilidade de serem encontrados na água.

Os Coliformes Totais reúnem grande número de bactérias, entre elas a Eschrichia coli, de origem fecal e que dificilmente se multiplica fora do trato intestinal. Os Coliformes Fecais aparece também exclusivamente no trato intestinal, sendo que os coliformes fecais continuam vivos a 44ºC e os outros não. Sua identificação na água permite afirmar que houve presença de matéria fecal, embora não exclusivamente humana. Os Estreptococos Fecais correm apenas no trato intestinal do homem e de animais de sangue quente. A potabilidade de uma água pressupõe a ausência/inativação total de coliformes fecais.

Resistência dos microrganismos à Radiação Ultravioleta

Intensidade da radiação, Tempo de exposição e controle de Microrganismos

Os Equipamentos Ultravioleta da SNatural estão projetados para uma radiação de 30 Joules/cm2. Menor equipamento Inox de Radiação Ultravioleta:

A intensidade de radiação medida em watts.seg/cm2 ou Joules/cm2 (J/cm2) relaciona intensidade da lâmpada de ultravioleta com tempo de exposição: pelo gráfico podemos concluir que já com dosagens de 8 a 10 j/cm2 a sobrevivência dos microrganismos, no caso a Eschirichia coli cai a 1/1 000 000. Os Equipamentos Ultravioleta da Naturaltec estão projetados para uma radiação de 30 Joules/cm2.

Vantagens do Sistema Ultravioleta

Seguro; Não adiciona produtos químicos; Não produz subprodutos (cloroaminas); Operador não requer licença nem treinamento especial; Eficiente contra bactéria, fungos, vírus e algas; Barato e de baixa manutenção; Redução da necessidade de biocidas.

A SNatural/Naturaltec tem equipamentos em Inox 304, 316 e Termoplástico