NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Decantadores de Lamelas 2017-10-10T19:01:28+00:00

Decantadores Lamelas – Decantação

Tratamento Preliminar

Após a coagulação no tratamento físico-químico ou após uma captação de água com sedimentos usam-se decantadores. Os decantadores podem ser usados também na lavagem de veículos, processos industriais variados, remoção de lodo orgânico e outros. Os decantadores são considerados métodos físicos de separação como a filtração, a coagulação, floculação e flotação, e trabalham por diferença de densidade dos materiais. Os decantadores de lodo trabalham com taxas menores de decantação devido à proximidade de densidade com a água. As taxas de decantação, em geral, são de 50 e 60 m3/m2/dia ou menos. Águas residuárias ou efluentes, provenientes de indústria trabalham com decantadores de dimensionamento prevendo um tempo mínimo de detenção hidráulica de 10 minutos.

Os decantadores podem utilizar lamelas interpostas ao caminho da água e sedimentos que aumentam a capacidade de interromper a ascensão dos sedimentos reduzindo a necessidade de tempo para decantação.

Decantadores Lamelares

Decantador Lamelar com Módulos Tubulares – MTD Utilizados para aumentar a eficiência da sedimentação dos flocos, originados nas plantas de tratamento de água para fins domésticos e industriais.

Princípio de funcionamento

Os Módulos Tubulares de Decantação são constituídos por tubos de secção retangular, fabricados em PVC rígido e atóxico e ligados entre si por soldagem com solvente ou por encaixe.

A estrutura de suporte dos módulos é leve e econômica e pode ser executada conforme as conveniências do projeto em concreto, aço carbono ou madeira. Os módulos tubulares com perfis de 600 mm de comprimento, apresentam uma carga distribuída por área coberta do decantador de 31kg/m. Poderão ser fornecidos de 1000 e 1200 mm sob consulta. Em novas instalações, a utilização dos módulos tubulares permite o uso de taxas de aplicação superiores às convencionais, tornando as unidades mais compactas, eficientes e de menor custo. Em instalações existentes, permitem aumentar substancialmente a vazão, bem como melhorar a qualidade do efluente. Após a separação, a água limpa pode ser enviada para mais completo tratamento ou ser enviada diretamente para o esgoto ou outro corpo de água com pequenos ajustes.

Aplicações:

Decantadores podem ser usados em ETE´s, ETA´s, lava-rápidos, estacionamentos, áreas de manuseio e armazenamento industriais, etc..

Dimensionamento:

O decantador leva em conta a qualidade da água, a quantidade de decantáveis a densidade dos produtos e a necessidade de estocagem dos sedimentos.

Decantadores de Lamelas:

A Naturaltec tem para pronta entrega, dependendo do estoque, modelos que atendem a uma série de vazões:

Decantadores de Lamelas