NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Dengue 2017-10-10T19:44:49+00:00

Aeração – Ar Difuso | Controle de Mosquitos

Existem mais de 2000 espécies de mosquitos, mas apenas algumas trazem doenças como é o caso da Dengue e da Malária. No caso específico do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, é uma espécie doméstica, nasce e se reproduz em água parada e limpa, perto de habitações humanas. São mosquitos rajados preto e brancos e menores que o pernilongo comum. A fêmea deposita os ovos na borda de pratinhos de vasos, plantas aquáticas, pneus velhos, em piscinas, lagos, tanques, caixas d’água sem tampa, etc.. e podem durar anos até encontrarem condições para eclodir. É a fêmea quem pica, são mais ativas no verão e atacam durante o dia. O desenvolvimento do mosquito se dá em etapas: ovo > larva > pupa > adulto. Os ovos, na água, desenvolvem-se em 48 horas transformando-se em larvas, pupas e adultos em 10-12 dias. Adultos, duram de 30 a 45 dias e um mosquito contaminado pode levar a doença a centenas de pessoas. Um doente demora de 3 a 15 dias até começar a sentir os sintomas: dor no corpo, febre, manchas no corpo e eventuais sangramentos nas gengivas e nariz.. Há 4 tipos de vírus incluindo a Dengue Hemorrágica, a mais perigosa.

Fase Aquática: No período aquático é mais fácil controlar estes insetos: a presença de peixes e outros predadores em lagos e tanques os mantém sob controle. Também, a água em movimento é outro fator que não permite o desenvolvimento dos ovos, larvas e pupas. Para proporcionar o desenvolvimento de peixes é preciso haver Oxigênio (O2) dissolvido na água. Pelo menos de 2-4 mg de O2/litro de água, sendo o ideal 4 a 8 mg/l.

Oxigenação Armax: É um sistema de oxigenação da água em profundidade, para lagos e lagoas, usado em piscicultura intensiva, que proporciona, ao mesmo tempo, a movimentação da água.

Contra os mosquitos

  • Esvazie a água de pneus velhos, brinquedos, vasos, vasilhames, etc..
  • Mantenha as piscinas tratadas e com a água circulando.
  • Caixas de água sempre tampadas;
  • Troque a água de bebedouros de pássaros e cães, etc..