NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Enzimas 2017-10-10T19:15:38+00:00

Enzimas e Microrganismos

O uso de enzimas e microrganismos é prática comum em tratamentos de efluentes e controle de odor e mau cheiro, principais usos:

  1. Reabilitação de lagoas de estabilização, redução de lodo profundo em lagoas de aeração, sedimentação, decantação, lagoas anaeróbias e facultativas.
  2. Desentupimento por lodo em reatores anaeróbios e aeróbios, desentupimento de sistemas sépticos, fossas e sumidouros.
  3. Redução de lodo de fundo de lagos e tanque na aqüicultura.
  4. Redução de odores em esterqueiras, abatedouros, granjas, áreas de compostagem e depósitos de lixo.
  5. Cheiro de cigarro, odores desagradáveis e mau cheiro.

Características de uso em Tratamento de Efluentes

  • O Biomax reduz o odor de amônia e gás Sulfídrico (H2S) em estações elevatórias.
  • Controla microrganismos redutores de sulfato e radicais livres.
  • Águas paradas e digestores anaeróbios podem ser tratados com diluições de 1:10 000 partes de efluente (1: 1000 e 1: 40.000).
  • Reduções de H2S de 800 para 2 ppm (mg/l) são observadas minutos após aplicação.
  • Biomax digere gorduras, reduz a DBO nas caixas de gordura e reduz os bolsões de gás H2S controlando a corrosão.
  • Biomax aumenta a geração de biogás facilita a reação da amônia e do carbono, alem da remoção do H2S. Forma um metano mais puro aumentando sua produção em cerca de 30%.
  • Além da redução de amônia, H2S, odor, mau cheiro, corrosão e digestibilidade do lodo, o Biomax faz reduzir o consumo de polímero coagulante em até 50%.
  • O Biomax é usados para aumentar a eficiência de remoção de carga orgânica de efluentes de suínos, bovinos, caprinos, peixes, frigoríficos e abatedouros, fecularias, indústrias de papel e celulose, laticínios e pode recuperar solos contaminados.

Uso do Biomax e Recomendações

O BioMax é um produto liquido castanho escuro, coquetel de microrganismos e enzimas GRAS (Generaly Regarded as Safe) com aplicações comerciais variadas. É usado para controle de odores e moscas e mau cheiro, reativação e limpeza de sistemas de esgotos, controle de gorduras e redução de DBO, redução de lodo e aumento da capacidade digestiva em estações de tratamento de esgotos e aquicultura. Além de tudo isto, controla de gás sulfídrico (H2S), fixa amônia e desentope fossas.

Usos Gerais

Em Restaurantes

Nos restaurantes usa-se para limpeza de gordura de pisos, fogões, janelas, paredes e tubulações, controle de odores de comida e cigarro; redução do uso de sabões, desengraxantes, água sanitária e limpadores multiuso que podem ser substituídos por Biomax. Na caixa de gordura digere e desentope acabando com o odor de ralos. Faz a limpeza de gorduras em carpetes, retira odor de bebidas derramadas, cigarro, urina, mofo e comida.

 

Outras aplicações

Contra odores, moscas e para limpeza geral use o produto puro ou diluído (1:100). Aplique nas superfícies, pisos, paredes e teto 3 vezes/ semana. Aplique na cama e sobre o esterco. Em áreas de ordenha, as aplicações de manutenção na diluição de 1:1 000

Lagoas

Aplicações em lagoas com odores devido à eutrofização feitas na dose de 1:10 000, com base no volume total da lagoa, uma vez/mês. No início do tratamento 2 – 3 aplicações de choque a 1:1 000, cada duas semanas. Após resultados favoráveis reduza as aplicações para 1:10 000, mensalmente.

Esterco

Inocule esterco fresco misturado com a palha da cama com uma solução diluída na proporção de 1 para 50 partes de água à taxa de 20 litros por tonelada. Cubra as pilhas ou as amontoe com 1,5 m de altura para que o centro da pilha se desenvolva uma situação anaeróbica. Deixe por duas semanas. Após fermentação, sem o odor característico de amônia; vire a pilha uma vez por semana por 4 semanas e deixe estabilizar por mais 4 semanas. Este composto poderá então ser usado com adubo orgânico de alto valor ou como composto para produção de cogumelos comestíveis.

Viveiros de Camarão

Use o produto em viveiros de camarões na dose 1:7 000 e aplique dividindo a quantidade pelos dias que os camarões estiverem no tanque. Aplicação no solo do tanque no inicio da criação: dosagem de 200 litros/ha com o objetivo de inocular o solo com organismos benéficos. Adicione também neste momento carbonato de cálcio, 200-250 kg/ha, metassilicato de sódio pentahidratado e fosfato super triplo no começo do inicio da formação do tanque. Sílica e super fosfato na relação de 1:3 igual a 2 Kg/ha e 6 kg/ha. Use Biomax na água do tanque na dosagem de 200L/hectare de lençol de água para redução de lodo e amônia.

Diluição

O Biomax pode ser diluído na proporção de 1 : 22 litros: 1 parte de Biomax + 01 parte de Melaço + 20 partes de água limpa sem cloro. Dissolva o melaço em água quente, complete com água até à tampa e aperte a tampa. Deixe descansar em local quente e após 2 dias da mistura haverá formação de gás, solte a tampa da bombona deixando escapar o gás e reaperte. Espere 5 a 10 dias até o produto estar pronto. Tenha à mão uma fita medidora de pH, no fim do processo a solução deve atingir pH de 3.5 a 3.7. Estará pronto quando não apresentar mais produção de gases e odor agradável. Você terá 30 a 45 dias para uso, mas o ideal é usá-la dentro da semana.

Observações:

  1. A temperatura de fermentação ideal é de 30 – 40 º C. No inverno coloque a diluição em local aquecido.
  2. Armazene à temperatura ambiente (20 a 30º C).
  3. Se a embalagem não estiver completamente fechada, uma camada de lêvedos e bactérias se formará na superfície; retire esta camada e aperte bem a tampa para evitar entrada de ar.
  4. Se o preparado apresentar um cheiro diferente a podre ou o pH subir para 4.0 a solução poderá estar contaminada e deve ser descartada.

Resultado de Tratamento de Água em Lagoas e Efluentes