NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Esgoto 2017-10-10T19:45:06+00:00

Tratamento de Esgoto Doméstico

O esgoto doméstico é constituído de resíduos de solo, águas de lavagem, dejetos, tem 99% ou mais de água, cerca de 300 ppm (mg/l) de material em suspensão, celulose na maioria, e 500 ppm de material volátil; o grosso da matéria orgânica é formado por ácidos graxos, carboidratos e proteínas, nesta ordem. O mau cheiro, (saiba mais) normalmente associado, deriva da decomposição das proteínas sob condições anaeróbias (falta de oxigênio). Este tipo de efluente pode apresentar organismos patogênicos, devendo ser afastado das fontes de água potável. O tratamento de esgotos e efluentes com uma qualidade de água do tipo é feito com reatores biológicos e o produto do tratamento, a água sem carga orgânica dissolvida pode ser desinfetada, a seguir, por equipamentos Ultravioleta.

Valores típicos para esgotos pré e pós-tratamento

No caso dos efluentes industriais a poluição tem várias origens e pode ser muitas vezes pior que os esgotos.

Valores de DBO/DQO em efluentes industriais

Os efluentes industriais podem ainda estar contaminados por produtos tóxicos como formaldeído, amônia e/ou cianetos, o que vai provocar danos aos organismos da água que os recebe.

Controle de Odores com Aeração

Os odores são formados principalmente por compostos de enxofre na forma de sulfetos (S¯ e S¨²) que ocorrem em condições anaeróbias na decomposição das proteínas. Entre os produtos formados em decomposições anaeróbicas encontramos o NH3, as Aminas, o gás carbônico (CO2), Ácidos Orgânicos, Idolescatol, Mercaptanas e o Gás Sulfídrico (H2S).

Aeração comar, aeração com oxigênio puro e aeração com ar difuso de bolhas finas em tanques profundos por ser usada para minimizar o desprendimento de odores. A desodorização contempla também o uso de ozônio, peróxido, filtros de carvão ativo e difusão do ar viciado em tanques de lodos ativados, por meio de micro-bolhas ou ar difuso.