NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
ETA – Água Cinza – Reuso 2017-10-10T19:13:40+00:00

Tratamento de Água Cinza

O Tratamento Físico-Químico da água cinza retira poluentes minerais, óleos, matéria orgânica solúvel, cor e turbidez além de elementos como o fósforo e nitrogênio, DBO, DQO e bactérias e vírus.

As águas cinzas numa residência são basicamente as águas originadas de chuveiro, lavanderia e lavatórios. São águas menos poluídas e mais fáceis de tratar que as águas negras e depois de tratadas águas cinzas se prestam ao reuso para finalidades tipo descarga em sanitários, irrigação, lavagem de automóveis e pisos, etc..

Numa casa popular no Brasil as águas cinzas representam 90% do consumo da casa e no caso de um prédio comercial, 71% portanto o tratamento da água pode representar uma economia expressiva.

Composição das Águas Cinzas

O que limita o uso de água cinza para reuso é muitas vezes o odor e a contaminação com microrganismos. Um sistema que remova estes problemas habilita a água ao reuso básico, a saber: irrigação, descarga de sanitários, lavagem de carros, lavanderia, etc…

Composição das Águas Cinzas, chuveiros, tanque de lavar roupas, maquina de lavar e cozinha tem níveis variados de carga orgânica, enxofre e microrganismos.

Parâmetros para Reuso de Esgoto Sanitário

Regras de tratamento de águas cinza para reuso. Brasil, Canadá, Alemanha e Japão:

Sistema de Tratamento Físico-Químico – NaturalTec:

O processo físico-químico permite a reutilização da água em vários ciclos e é composto de alguns estágios:

1) Tratamento Preliminar (deve remover 100% de resíduos como areia, silte, óleos e graxas);
2) Caixa de Separação Água – Óleo (SAO): remoção completa do óleo e graxas;
3) Tratamento Físico-Químico: com a adição de floculantes para remoção de argilas mais finas, matéria orgânica dissolvida, poluentes minerais, óleos, matéria orgânica solúvel, cor e turbidez além de elementos como o fósforo e nitrogênio, DBO, DQO, bactérias e vírus.

4) Filtração/Decantação: A seguir, com os contaminantes já coagulados e separados completamente da água, é necessário filtra-los ou decanta-los retendo este lodo. A água filtrada/decantada pode então ser clorada para reutilização ou levada para armazenamento.

5) Desinfecção: a desinfecção previne doenças pelo contato desta água de reuso e humanos. O tratamento deve ser com cloro e pode ser feito com as práticas pastilhas que se dissolvem à passagem da água.

Aplicações

O tratamento físico químico é aplicado sistematicamente nos tratamentos de água e pode ser feito em batelada ou em processo continuo. Sistemas para reuso em lava rápidos, lavanderias, produção de água potável, curtumes, indústrias têxteis e celulose e papel empregam o sistema para retirar poluentes inorgânicos, materiais insolúveis, metais pesados, material orgânico, sólidos em suspensão, cor, fósforo orgânico solúvel, nitrogênio, bactérias, vírus, sólidos em suspensão, sólidos coloidais e soluções que contribuam para turbidez.

Equipamentos

A NaturalTec/SNatural desenvolve projetos específicos para
Tratamentos Físico – Químicos de água e efluentes.

Tanques Enterrados

Tratamento com Tanques Enterrados

Corante Biodegradável para Água de Reuso:

Uma vez atendidas as exigências da legislação e dependendo do reuso que não exija nível alto de turbidez, deve-se usar um corante (biodegradável) que altere levemente a cor da água e a deixe mais atraente. (AzulNat Bio)