NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
ETAs Compactas 2017-10-10T19:00:59+00:00

ETA´s – Reatores Físico – Químicos

O tratamento físico químico da água e efluentes é usado para:

  1. controle de poluentes não removidos por processos biológicos convencionais,
  2. tratamentos de água potável – Estações de Tratamento de Água (ETA´s) e
  3. para reduzir a carga orgânica precedendo o tratamento biológico diminuindo o dimensionamento da ETE.

O tratamento físico-químico promovido na ETA (Estação de Tratamento de Água) aproveita uma água de lago, rio, água de chuva, etc., podendo levá-la à potabilização.

Os processos de tratamento envolvidos são a coagulação, a floculação química, a decantação e a filtração. Os equipamentos envolvidos são a dosagem de produtos químicos, a mistura hidráulica, a câmara floco-decantadora e a filtração. Os coagulantes e auxiliares de floculação principais são o Sulfato de Alumínio, a cal hidratada ou virgem, o gesso, reguladores de pH e de alcalinidade. O misturador hidráulico recebe os produtos químicos para tratamento sendo responsável pela perfeita dissolução e iniciar o processo de coagulação. Após a dosagem e mistura dos produtos químicos com a água no interior do misturador hidráulico, a água é enviada ao floco decantador e por gravidade de opera a floculação seguida pela decantação.

Benefícios da Coagulação

Aplicações

Em curtumes, indústria têxtil e indústria de celulose e papel se emprega o processo físico-químico para retirar poluentes inorgânicos, materiais insolúveis, metais pesados, material orgânico não biodegradável, sólidos em suspensão, cor, etc.. Retira também, poluentes como o fósforo orgânico solúvel, nitrogênio, matéria orgânica (DBO), DQO, bactéria e vírus, sólidos em suspensão, sólidos coloidais e soluções que contribuam para turbidez. Umas das aplicações mais nobres é o uso para produzir água potável.

Tratamento Físico-Químico | Reaproveitamento de Água

 

A NaturalTec desenvolve projetos específicos para
Tratamentos Físico – Químicos de água e efluentes.