NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Filtração / Teoria 2017-08-25T15:16:12+00:00

Filtração | Filtros (Teoria)

As águas de oceanos, rios, lagos, e lençóis subterrâneos, contém sais, sólidos em suspensão, microorganismos e detritos que devem ser retirados. Os filtros removem partículas e melhoram cor, odor e sabor. Na filtração física, a simples retrolavagem deixa o filtro novo, pronto para mais uma etapa de filtração, na filtração química, normalmente o meio filtrante deve ser regenerado ou trocado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define água potável como:

  • apresenta aspecto límpido e transparente;
  • não apresenta cheiro ou gosto objetável;
  • não contém microorganismos que possam causar doenças ao ser humano;
  • não contém substâncias em concentrações que possam causar prejuízo à saúde.

Dependendo do uso a qualidade da água pode ser incrementada combinando outros tratamentos como a desinfecção por radiação ultravioleta, redução de dureza ou abrandamento com a retirada de cálcio e magnésio, etc…

Arejamento seguido de filtração

O arejamento é um processo físico que permite o contato da água com o ar, provocando a precipitação do ferro e do manganês dissolvidos (ou, no caso do sulfito de hidrogênio, a libertação de gases). É o método mais econômico para tratar grandes volumes de água, sendo, normalmente, seguido de filtração. Na filtração é importante saber o tamanho das partículas a retirar pois determina o tipo de filtro. Um filtro de areia é para partículas de 5 a 25 micra e acima, não vai retirar bactérias e vírus com tamanho entre 0,1 e 10 micra.

• 01 Mícron é a milésima parte do milímetro (1/1000 mm) Micra ( µ )= plural de mícron
• 01 Nanômetro = milésima parte do mícron (1/1000 µ)
• 1 mµ (milimicra) = 1 nanometro (nm) = 10 Angstrons
• 1 Angstron = 1/10.000.000 mm

Na filtração é importante saber o tamanho das partículas a retirar pois determinam o filtro. Um filtro de areia se usa para partículas de 5 a 25 micra e acima; não vai conseguir nunca retirar bactérias e vírus com tamanho entre 0,1 e 10 micra.

Filtro multimedia

Consiste em passar a água através de um tanque cilíndrico de fibra de vidro, aço carbono ou inox com diferentes meios filtrantes: seixos rolados, antracita, quartzo e outros. Este processo é o primeiro passo para obtenção da água purificada e remove mecanicamente partículas em suspensão de até 15 micra (μm). É um equipamento de baixo custo operacional e manutenção.

Filtração

• Filtração Profunda: as partículas são retidas no interior da matriz filtrante por forças de adesão e retenção mecânica. Tem grande capacidade de retenção de partículas.

• Filtração Superficial: as partículas são retidas devido aos poros menores. Tem baixa capacidade de retenção de sólidos. O filtro de café é um exemplo.

• Filtração por Membrana: a filtração por membranas é uma forma especial de filtração de superfície. Tem uma capacidade baixa de retenção de sólidos, mas bastante precisa. Os poros da membrana são produzidos com pequena variação. Estes sistemas são preferidos para filtrações seguras e para uso farmacêutico.

Produtos

Filtros são usados para retenção de sólidos em suspensão, Nitrogênio, Ferro e Manganês, cloro, odores, mau gosto, turbidez, etc.. Contaminantes como íons cálcio, magnésio e ferro podem estar presentes na água de alimentação. Esse último, muitas vezes, pode ser de difícil remoção e pode causar danos importantes no sistema.

Presença de ferro na água: o ferro é amplamente encontrado na natureza, surgindo habitualmente em águas subterrâneas sob a forma de bicarbonato ou de sulfito. Levando-se em consideração a posição geográfica e a geologia do solo podemos encontrar o ferro na água sob as mais variadas formas:

• Forma ferrosa, Fe2+, também chamada de ferro dissolvido/ferro solúvel;
• Forma férrica, Fe3+, ferro oxidado (sob forma de óxido ou hidróxido) ou ferro precipitado/ ferro insolúvel;
• Ferro na forma orgânica, que compostos orgânicos como os ácidos húmicos – estão ligados à contaminação por Iron bactéria (ferrobactérias);
• Ferro coloidal.

Métodos para remoção de ferro

A qualidade da água melhora quando passa por um leito de areia: os sólidos em suspensão diminuem, bactérias e outros microorganismos são reduzidos, compostos químicos dissolvidos (NH4+) e substâncias oxidadas (Fe(OH3) e MnO2 podem ser removidas da água. Os sistemas de filtração são normalmente da forma cilíndrica de concreto, termoplástico ou ferro e tem de 1 a 2 m de areia na altura.

Filtro de carvão ativado

Utilizado para eliminação de cloro por meio da formação de óxidos, o carvão ativado também tem a característica de remover matéria orgânica em seus sítios, através da adsorção, o que gera uma potencialidade para o aparecimento de contaminação microbiológica nesse equipamento. Dessa forma, cuidados devem ser tomados na utilização desse equipamento, sendo que devem ser definidos procedimentos de sanitização (vapor limpo, de preferência), que possam garantir controle da contaminação microbiológica em seu leito.