NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Filtro Areia Especial 2017-08-18T21:31:40+00:00

Filtros para Água com Areia Especial

Na filtração é importante saber o tamanho das partículas a retirar pois determinam o filtro. Um filtro de areia se usa para partículas de 5 a 25 micra e não vai conseguir nunca retirar bactérias e vírus com tamanho entre 0,1 e 10 micra.

A areia usada na filtração de água pode ser “agulhada” formando ângulos, considerada a melhor para filtração ou de padrão normal.

A granulometria usada depende do tipo de filtro; filtros lentos usam tamanho de grãos entre 0,25 e 0,35 mm, filtros rápidos usam granulometria entre 0,4 e 1 mm e os chamados filtros de alta taxa usam granulometria entre 0,8 e 2,0 mm.

Os filtros de areia retiram turbidez, particulados e pequena quantidade de material emulsionado na forma coloidal ou emulsão. Não retiram microorganismos não podendo ser usado sozinho no controle de pragas e doenças.

A principal origem da areia usada em filtração é o leito de rios que produz a areia fina (1), média (2) ou grossa (3) e ainda existe o cascalho e outras que podem ser usadas na filtração ou montagem do filtro.

Filtros de areia: usados para altas vazões e remoção de sedimentos e partículas de 25 micra e maior. Em alguns casos removerem partículas de 5-10 micra. Usam-se filtros de areia com circulação continua para remover sedimentos de torres de resfriamento, fontes, piscinas e outros sistemas abertos; filtros de areia multicamada removem turbidez, areia e outros detritos da água.

A areia especial de granulometria 0,5 a 0,9 mm tem eficiência na retenção de partículas (limo, lodo, grãos de areia), resíduos de encanamento e outras impurezas em suspensão na água. Remove a turbidez melhorando a cor e o sabor. Para uso residencial, comercial e industrial. É solução para melhoria da qualidade da água já tratada, utilizado após o cavalete de entrada de água de residências, prédios, condomínios, escolas, bares, restaurantes, clubes, indústrias, etc…

Filtros de areia retiram turbidez, particulados e pequena quantidade de material emulsionado na forma coloidal ou emulsão.

A origem da areia de filtração é o leito de rios que produz a areia fina (1), média (2) e a grossa (3), mas ainda existe o cascalho e outras que podem ser usadas na filtração ou montagem do filtro.

Filtros pequenos (até 3 m3/hora) usam de 1 a 3 camadas até 8 m3/hora usam de 3 a 5 camadas e acima de 8m3/hora de 6 a 7 camadas. As granulometrias mais comuns para a confecção de filtros de água:

Caracteristicas da Filtração com Areia:

Obtenção de uma água pura e cristalina, atendendo aos parametros fisicos químicos e bacteriológicos estabelecidos pela Portaria 518/04 do Ministério da Saúde. Eficiência na retenção de partículas como: Limo, lodo, grãos de areia, resíduos de encanamento e outras impurezas em suspensão na água, remove a turbidez melhorando a cor e o sabor.

Parâmetros dentro dos padrões da portaria 14.908 (Classe IV) para uso residencial, comercial e industrial. Solução para melhoria da qualidade da água já tratada, utilizado após o cavalete de entrada de água de residências, prédios, condomínios, escolas, bares, restaurantes, clubes, indústrias etc.

Vantagens e benefícios: Reduz a formação de incrustações nas tubulações e chuveiros, prolonga o tempo para limpeza da caixa d’água. Oferece água de melhor qualidade em todos os pontos de uso.

Meio filtrante: Areia hidratada especial de granulometria 0,5 a 0,9 mm.

Retro lavagem: Normalmente a retro lavagem do filtro é feita uma vez por semana ou quando acusado no manômetro de pressão do filtro; a freqüência pode ser maior ou menor dependendo da qualidade da água de abastecimento.

Troca do meio filtrante: Recomendamos fazer a troca do meio filtrante uma vez por ano, dependendo da qualidade da água de abastecimento.

Características do filtro: Construído em aço inoxidável 304L/316 ou Aço Carbono revestido com tinata Epoxi; Tubulação em PVC; Acionamento através de registros; Manômetro indicador de pressão. Retrolavagem através de registros

Instalação: O local para instalação deve ser preferencialmente junto ao cavalete de entrada de água, em base sólida e nivelada.

Parâmetros de trabalho do filtro: Taxa de filtração: 10 a 12 m³/m²/h; Temperatura máxima: 50°C e mínima de 5°C

Funcionamento: