NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Filtro / Carvão Ativado 2017-08-18T21:32:50+00:00

Carvão Ativado | Carbonat

O Carvão Ativado é um material poroso de origem natural, poderoso adsorvente e usado para filtração e purificação de vários materiais. Com sua grande área superficial interna formada por milhares de poros o carvão ativo soma uma área interna de 500 a 1200 m2/g. Devido às suas qualidades de adsorção às moléculas poluentes, estas se concentram sobre a superfície do carvão ativado e são removidas. São utilizados em processos de filtração em que se deseja purificar, descolorir, recuperar e remover odores.

Os Carvões Ativos são na maioria de origem vegetal, obtidos a partir de fontes renováveis. Os carvões ativos estão disponíveis na forma granulada e pulverizadas. As aplicações em fase líquida podem requerer os tipos pulverizados (pó) ou granulados de carvão ativado. A seleção do tipo do carvão ativado para fazer a filtração, envolve considerações como processo, líquido a filtrar, possibilidade de regeneração, temperatura e custo.

O carvão ativo em pó, tem grande área superficial, estrutura porosa bem distribuída, predominando médios e macro-poros; são utilizados em processos de filtração descontínuos. O carvão ativo pode ser misturado ao líquido a ser tratado filtrado e removido por filtração e/ou sedimentação, após um tempo de contato. Suas aplicações vão desde a purificação de produtos químicos como a glucose, ácido lático, gelatina, cafeína, glicerinas, gorduras, ceras, óleos, carbonato de sódio, vinhos, sucos de frutas, bebidas alcoólicas, águas municipais, refino de açúcar, refrigerantes, sulfato de alumínio, fenol, antibióticos, sorbitol, manitol, dextrose, suporte catalítico, banhos galvânicos e outros.

Os carvões ativos granulados têm dureza para evitar perdas por fricção, são utilizados em colunas de leitos fixos ou móveis por onde o fluido é filtrado e purificado. Podem ser usados em processos de adsorção em fase líquida ou gasosa e entre as aplicações citam-se os filtros de decloração de águas potável e industrial, tratamento de efluentes, purificação de ar, purificação de gás carbônico, adsorção de álcool, desodorização de geladeiras, câmaras frigoríficas, tratamento de gases, recuperação de solventes, suporte catalítico, purificação de ácidos, tratamento de águas para filtros domésticos, gasolina e querosene e outras.