NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Fossa e Filtro 2017-10-10T19:11:59+00:00

Equipamentos | Fossa e Filtro Anaeróbio

A fossa séptica ou tanques de retenção/sedimentação para tratamentos preliminares e filtros anaeróbios de leito fixo. A fossa funciona como retentor de sólidos e os filtros como redutores de DBO (demanda biológica de oxigênio) ou carga orgânica e nutrientes. São equipamentos que funcionam normalmente sem gasto de energia, por gravidade.

A fossa séptica e o filtro anaeróbio estão de acordo com as normas da ABNT no tocante a altura, tempo de detenção hidráulico (TDH) e volume sendo o filtro anaeróbio uma tecnologia reconhecidamente eficiente e robusta, capaz de obter reduções substanciais redução de DBO.

Normalmente se indica a seqüência fossa, filtro anaeróbio seguido por reator aeróbio para atender a legislação e assegurar baixo consumo de energia e ausência de odores. A capacidade de redução de cada um destes equipamentos em porcentagem é dada a seguir. O tratamento mais simples de alguns tipos de efluentes, como o doméstico, pode ser feito através de uma fossa séptica que retém os sedimentos e libera só a água para lançamento no solo.

A seguir à sedimentação, gradagem ou filtração a água estará pronta para o tratamento de retirada de carga orgânica dissolvida (DBO). O filtro anaeróbio pelo baixo custo operacional e baixo consumo de energia é normalmente posicionado logo após a fossa, caixa de gordura, caixa de areia, peneira e/ou gradeamento e antes do reator aeróbio.

Ocorre neste equipamento uma redução grande de DBO/DQO o que ajuda o tratamento subseqüente, normalmente aeróbio, que faz o polimento para levar os teores às exigências legais. A água deve entrar no filtro sem sólidos sedimentáveis e apenas com os solúveis.