NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Mídias de Reatores Biológicos 2017-10-10T20:02:18+00:00

Mídias de Reatores Biológicos MBBR

Mídias Biológicas: suportes plásticos para o crescimento de microrganismos

Para ampliar a capacidade de estações de tratamento biológico de efluentes, a tecnologia de MBBR ­ moving bed biological reactor, o suporte plástico é acrescentado ao meio para aumentar o crescimento de microrganismos. Pode ser usado em tanques aeróbios, anóxicos ou anaeróbios para melhor degradar os efluentes industriais ou residenciais.

Nat Mídia 800 – Cada vez mais usada esta técnica com mídia suporte com desenho especial permite grande área superficial para o crescimento microbiano, o suporte cilíndrico tem diâmetro de 30 mm e altura de 15 mm e uma área superficial total de 687 m2/m3.

Processada com PP com densidade de l,0 g/cm3, seu desenho garante uma área de desenvolvimento microbiano estendido em até quatro vezes.

A mídia tem densidade adequada para não afundar demais ou boiar. A mídia fica no raio de atuação da aeração e, portanto, com atuação biológica aumentada.

Com seu desenho exclusivo, o anel de enchimento (meio suporte móvel) apresenta um conjunto de ranhuras externas que conferem maior mistura e movimentação.

PRINCÍPIO

O princípio fundamental do sistema denominado MBBR – Moving Bed Biological Reactor, é o de utilizar suportes plásticos para o crescimento de microrganismos, tanto em sistemas aeróbios, quanto em sistemas anóxicos e anaeróbios.

O meio de suporte permite aumentar em até 4 vezes a capacidade de remoção de matéria orgânica em um reator de leito móvel, sendo por isso muito empregado em projetos de Lodos Ativados.

O Sistema MBBR com a mídia pode ser utilizado para qualquer tipo de efluente que seja degradado biologicamente, quer de origem industrial quer de origem residencial.

Além da remoção de matéria orgânica, outro uso muito frequente da Mídia é em Sistemas de Tratamento onde se deseja a remoção de Nitrogênio, já que o acúmulo de microrganismos nitrificantes é significativamente maior do que em sistemas com leito fluidizados.

VANTAGENS EM RELAÇÃO A SISTEMAS DE TRATAMENTO CONVENCIONAIS COM LEITOS FLUIDOS

Em relação a Sistemas de Lodos Ativados e Sistemas de Aeração Prolongada, podemos enumerar as seguintes vantagens:

Redução do volume do reator biológico, já que a capacidade de tratamento aumenta em até 4 vezes por cada m³ de tanque;

• A capacidade da planta pode ser incrementada ao longo das fases de projeto simplesmente acrescentando mais Mídias;

• Alta capacidade de tolerar variações de cargas durante o dia;

• Quando se quer apenas a remoção de matéria orgânica, não há recirculação de lodo;

• A operação do sistema é extremamente simples, já que a natureza faz todos os ajustes operacionais necessários. Se a carga orgânica de entrada aumentar, a quantidade de biofilme na Mídia aumenta, e se diminuir a carga, o ajuste também é feito pela natureza. Nada de controle de descartes de lodo, idade de lodo ou vazão de recirculação.

• Para Sistemas onde se deseja a remoção de nitrogênio, a eficiência também é muito maior nos processos de nitrificação e denitrificação em relação a leitos fluidificados tradicionais.

DIMENSIONAMENTO

Para que seja feito um correto dimensionamento, alguns parâmetros básicos preliminares são coletados: Vazão média, Vazão de pico,tempo sob esta condição; tempo de operação da planta (horas/dia e dias/semana).