NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Oxidação Avançada 2017-08-18T19:45:59+00:00

Tratamento Físico – Químico | Fotocatálise (POA)

O Processo Catalítico Oxidativo Avançado (POA) é uma entre as tecnologias limpas para controle de poluentes, microrganismos, cor e odor de efluentes. Usa o radical hidroxila (OH°), gerado in loco, como oxidante.

A hidroxila (OH+) é um oxidante potente e, assim como o ozônio (O3) e o peróxido de hidrogênio (H202), são indicadas para tratamento de água potável ou água para reuso por não deixarem subprodutos. A hidroxila é instável, reage rapidamente devido a seu elevado potencial de oxidação e é capaz de oxidar completamente qualquer molécula orgânica ou inorgânica presente na água produzindo gás carbônico e água (CO2 e H2O). A oxidação da matéria orgânica: C6H12O6 (s) + 6 O2 (g) → 6 CO2 (g) + 6 H2O (l). Na oxidação, os elétrons são transferidos de uma substancia para outra e este movimento se traduz num potencial elétrico. Quanto maior o potencial, maior a capacidade da substancia subtrair elétrons das outras, oxidando-as, aumentando sua valência. O íon ou elemento que recebe os elétrons é chamado de agente oxidante. Oxidar uma substância significa também combiná-la com oxigênio como no caso do fogo ou da ferrugem.

O poder oxidante da hidroxila só superado pelo flúor o que lhe confere uma meia vida de apenas alguns segundos; o processo (POA) pode ser desenvolvido com uso do ozônio e/ou peróxido de hidrogênio mais radiação ultra violeta (UV) que, em meio aquoso produzem a hidroxila: H2O2 + UV → 2 OH*.

Aplicações e Características

Desenvolvido para tratar efluentes domésticos, industriais e água potável; Oxidam todos os compostos orgânicos e a maioria dos metais; Potencia de reação 40 vezes maior que a do ozônio e/ou, peróxido; Leva os poluentes à mineralização, formas biodegradáveis e compostos atóxicos; Removem cor e odor da água; Precipitam Ferro e Manganês; Oxidam todos os microrganismos (vírus, bactérias e algas, etc..); Formam micro flocos com os sólidos em suspensão, facilitando a filtração; Formam subprodutos inócuos à saúde humana (H2O2, O3, OH-; H2O e CO2, O2 e H); Reduzem a demanda biológica de oxigênio (DBO) e a química (DQO); Oxidam óleos e graxas; Eliminam os Compostos Orgânicos Voláteis (Benzeno, Tolueno, etc..); Soma o poder de esterilização dos Raios Ultravioleta com o oxidante do radical hidroxila.

Reação da Hidroxila com os poluentes

O processo promove a remoção de elétrons de moléculas orgânicas (oxidação química) em velocidade milhões de vezes maiores do que ocorreria naturalmente. É um processo limpo capaz de transformar complexas moléculas orgânicas em CO2 e H2O e/ou ácidos inorgânicos.

A tecnologia da fotocatálise é usada como nativa a tratamentos tradicionais de água (piscinas e água potável), para substituir o cloro por não produzir subprodutos indesejáveis como os trialometanos, formaldeídos e cloraminas eliminando problemas de alergia, irritação de olhos, pele, vias nasais e odores.

É uma solução de natureza amigável eliminando poluentes orgânicos e microrganismos infectantes por contato superficial do poluente e a superfície do catalisador exposta ao sol ou às lâmpadas ultravioleta.

  • É tradicionalmente aplicada a purificação de água, prevenção de contaminações, microbicida, desodorização e Purificação de ar (controle de NOx).
  • A energia é suficiente para gerar a hidroxila (ºOH), mais forte agente oxidante encontrado na natureza, quando em presença de Oxigênio (O2).

Os tratamentos de oxidação avançada são usados para poluentes recalcitrantes como os compostos orgânicos voláteis (VOC´s), fenol e outros sem ou com pouca degradabilidade biológica ou que não são removidos por carvão ativado ou por coagulação/floculação e decantação.

Fotocatálise – Oxidação Avançada

A luz, o oxigênio e o dióxido de titânio produzem agentes oxidantes (ºOH), as hidroxilas que “atacam/oxidam” os poluentes. Aplicação do dióxido de titânio em superfícies de aço inox, vidro, alumínio, tijolos, cerâmica, e outros materiais vista ao microscópio.A Naturaltec emprega a radiação ultravioleta com Dióxido de Titânio num reator fechado com ou sem recirculação: