NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Ozônio – Desinfecção de Água 2017-08-18T21:45:30+00:00

Ozônio na Desinfecção de Água – Gás Ozônio

O ozônio é um gás incolor, com odor próprio e altamente instável em água (meia-vida de 20 min à temperaturas de 20 °C). O ozônio é um poderoso oxidante e muito rápido na inativação de bactérias. O ozônio tem 1,5 vezes o poder de oxidação do cloro e é 1500 vezes mais rápido na desinfecção.

O ozônio é uma opção mais técnica que o cloro por não gerar compostos organoclorados cancerígenos como os trialometanos (THM), subprodutos de reações com matéria orgânica. O ozônio, por ter uma pressão parcial inferior à do oxigênio é mais facilmente absorvido pela água.

Ozônio Desinfetante

O ozônio, enquanto desinfetante, se diferencia do cloro pelo mecanismo de destruição dos microrganismos: enquanto o cloro atua por difusão através da parede celular para agir sobre os elementos vitais no interior da célula, o ozônio age diretamente na parede celular, causando sua ruptura.

Foto 1 – Bactéria sadia; Foto 2 – Parede celular da Bactéria sendo atacada pelo Ozônio; Foto 3 – Oxidação da Parede celular da bactéria; Fotos 4, 5 e 6 – Ruptura e destruição da bactéria.

Ozônio – Formação e Destruição Natural

Na natureza o ozônio é formado com a radiação ultravioleta e com descargas elétricas provenientes dos relâmpagos que aceleram os elétrons do oxigênio do ar gerando o ozônio.

O Ozônio controla agentes patogênicos como vírus, bactérias e protozoários com uma poderosa ação oxidante que inativa os microrganismos a uma taxa de mortalidade de no mínimo 99,99% (log 4). (Giardia, E. coli, Cryptosporidium, Vibrio cholerae, Legionella, Salmonella, Shigella, Streptococcus e outros).

A radiação solar de luz ultravioleta entre 100 e 315 nanômetros (nm) é filtrada na camada de ozônio na atmosfera no processo de criação e destruição de ozônio. Abaixo de 240 nanômetros (nm), a radiação ultravioleta quebra a molécula de oxigênio e forma 2 átomos de oxigênio que reagem com o oxigênio natural para formar o ozônio (O3) sendo que o pico da geração de ozônio ocorre a 185 nm da radiação UV.

A radiação UV na faixa de 240 a 315 nm, por sua vez, quebra a ligação da molécula de ozônio e o reconverte em oxigênio outra vez. O pico de destruição de ozônio ocorre na faixa de 254 nm de radiação ultravioleta.

Aplicações

As Indústrias têm utilizado o ozônio com sucesso há muito tempo em uma ampla gama de aplicações, incluindo alimentos, purificação de água, piscinas, remoção de algas em lagoas, spa’s, efluentes, etc…

Espectro Antimicrobiano – Desinfecções por Ozônio

Bactérias: O ozônio inativa todas as bactérias gram-negativas e gram-positivas, assim como as formas vegetativas, esporos e outras;
• Fungos e Leveduras: O ozônio é um eficaz agente fungicida, agindo tanto em fungos como em leveduras.
Vírus: O ozônio apresenta ótima ação contra vírus. Concentrações de ozônio relativamente baixas e curto tempo de contato são suficientes para tornar os vírus inativos ;
Protozoários: O ozônio apresenta um efeito comprovado contra protozoários e cistos.

Ozônio e Cloro: O Ozônio se diferencia do cloro pelo mecanismo de destruição dos microrganismos; enquanto o cloro atua por difusão através da parede celular para agir sobre os elementos vitais no interior da célula, o ozônio age diretamente na parede celular, causando sua ruptura.

Principais Aplicações Industriais do Ozônio:

Desinfecção de água potável e mineral;
Desinfecção de água de resfriamento;
Desinfecção de efluentes de indústrias, água de processo e água de ETE e ETA;
Redução de odor, NOx e cor (branqueamento);
Tratamento de lixívia e chorume;
Oxidação de gases, odores e desinfecção de ar;
Mineralização de compostos orgânicos;
Eliminação de AOx;
Redução de trialometanos (THM’s);
Oxidação de ferro e manganês; e
Ozonoterapia (aplicação médica)

Ozônio – Produção Industrial

O Ozônio pode ser produzido por lâmpadas ultravioleta e por descarga elétrica (efeito corona):

• Por luz ultravioleta (UV) produz ozônio até concentração de 0,1% e é indicado para tratamento de água potável;

• Por descarga corona (CD), produz ozônio – Até 10% de concentração de oxigênio (para potável ou tratamento de águas residuais).

A nível industrial, o ozônio é criado por descarga elétrica sobre um dielétrico criando o efeito corona; o oxigênio que estiver nesta área, pela energia recebida, se transforma em oxigênio atômico reativo que reage com outra molécula de oxigênio formando o Ozônio (O3).

Ozônio – Geradores Naturaltec

1) Geradores de Ozônio por Lâmpada UVC

Estas unidades de baixo custo são projetadas para tratar água em tanques para redução de odor, cor e desenvolvimento de algas. São fáceis de instalar e requerem pouca manutenção. A produção de ozônio é feita com circulação de ar ambiente sem tratamento algum deste ar. (Desumidificação e concentração de oxigênio).

Os sistemas maiores podem ser usados para lagos, tanques e reservatórios onde a estratificação térmica cria proliferação de algas e odores. O sistema utiliza um reduzido nível de ozônio e um sistema de aeração com um compressor para movimentar a água e ajudar no controle das algas sem afetar as plantas e peixes. A unidade se monta ao longo da margem e vem com dois ou quatro aeradores para distribuir o ozônio na água.

2) Geradores de Ozônio por Efeito Corona

Os geradores de Ozônio Naturaltec são projetados para fornecer os benefícios da água ozonizada de uma forma ambientalmente segura e eficaz.

3) Gerador de Ozônio com Câmara de Contato

O Sistema de produção de Ozônio e sua câmara de contato é projetado para esterilizar a água através de um aumento de residual de ozônio na água para alcançar níveis de saneamento adequado.

O sistema pode ser ligado a um tanque de armazenamento para circular a água para a esterilização ou para aumentar a quantidade de ozônio na água a ser usada para esterilizar artigos, tais como garrafas, frutas / vegetais, carnes ou esterilização de superfícies contaminadas.

A unidade vem completa, com uma bomba de circulação de aço inox, venturi para misturar o ozônio, vaso de contato, gerador de ozônio e sistema de bloqueio de controle e segurança.

Os Geradores de Ozônio Naturaltec são projetados para fornecer os benefícios da água ozonizada de uma forma ambientalmente segura e eficaz.

Ozônio – Dissolução em água

Para aumentar a dissolução do ozônio na água e obter melhor resultado de desinfecção, remoção de cor, etc., podem ser usados além dos já tradicionais injetores ou venturis, os misturadores estáticos de ozônio.

A Naturaltec tem uma completa linha de misturadores estáticos e injetores para aplicação de ozônio desde ½ pol a 2 polegadas; Materiais compatíveis com Ozônio: teflon, PVC, aço inox, kynar e viton.

Misturadores Estáticos

Venturis – Injetores de Ozônio

Ozônio – Instalações Industriais