NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Ozônio – Ficha de Segurança 2017-08-18T21:45:23+00:00

OZÔNIO: ficha de segurança

1. Identificação do Produto

Sinônimos: oxigênio tri
N º CAS: 10028-15-6
Peso Molecular: 48,0
Fórmula química: O3

2. Composição / Informação sobre os Ingredientes

Ingrediente CAS Porcentagem perigosos
O gás ozônio 10028-15-6 1-15% Sim

3. Identificação dos Perigos

Emergência

Altamente reativo, pode explodir em contato com substâncias orgânicas, especialmente agentes redutores fortes. O ozônio é um poderoso agente oxidante e oxidação com ozônio evolui mais calor e, normalmente, começa em uma temperatura inferior à oxidação com oxigênio. Reage com não-saturado de compostos orgânicos para produzir ozonídios, que são instáveis e podem decompor-se com violência explosiva. O ozônio é um gás instável que, em condições normais de temperatura, decompõe-se em oxigênio diatômico. Em temperaturas elevadas e na presença de certos catalisadores, como o hidrogênio, ferro, cobre e cromo, esta decomposição pode ser explosiva.

Efeitos Potenciais à Saúde

Inalação: Provoca ressecamento da boca, tosse e irrita o nariz, garganta e peito. Pode causar dificuldade em respirar, dor de cabeça e fadiga. O acentuado odor característico é irritante e facilmente detectável em concentrações baixas (0,01 a 0,05 ppm).

Pele: Absorção através da pele intacta, não é esperado.

Contato com os olhos: O ozônio é um irritante para os olhos, causando dor, lacrimejamento e inflamação em geral.

Ingestão: Não é uma rota de exposição.

Agravamento das condições pré-existentes: O ozônio pode aumentar a sensibilidade para doenças sistêmicas, incluindo alérgenos.

4. Medidas de Primeiros Socorros

Inalação:Remover para ar fresco. Se apresentar dificuldade em respirar, uma pessoa qualificada deve administrar oxigênio. Em caso de parada respiratória, fazer respiração boca-a-boca. Obter atenção médica.

Ingestão: Não é uma rota de exposição esperada.

Contato com a pele: Lavar a pele com água e sabão.

Contato com os olhos: Lavar imediatamente os olhos com grandes quantidades de água por pelo menos 15 minutos, enquanto força mantendo os olhos abertos para garantir o nivelamento da superfície do olho todo. Se a irritação, dor ou outros sintomas persistirem, procurar cuidados médicos.

Aguda: Pode causar irritação da pele, olhos e mucosas do trato respiratório. Sonolência, tontura, cefaléia e fadiga têm sido associados à exposição.

Crônica: Efeitos na saúde a longo prazo não são esperados a partir de exposições de ozônio. A tolerância parcial parece desenvolver com exposições repetidas.

5. Medidas de Combate a Incêndio

Ponto de inflamação: N / D

Temperatura de ignição automática: N / D

Limites de inflamabilidade no ar,% em volume – Alta: N / D Baixa: N / D

Meios de extinção: Use meios de extinção apropriados para fogo circundante.

Incomuns de incêndio e explosão: Nenhum esperado. Uma vez que o ozônio é altamente instável e decompõe-se em todas as condições e não é encontrado, exceto em níveis muito pequenos nas proximidades de onde se formou.

6. Medidas para derrames acidentais

Evacue a área de perigo. Abra as portas e janelas para permitir que a área ventile. Consulte um especialista.

O ozônio deve ser contido dentro de um sistema quimicamente compatível com a tubulação.

O ozônio é um poderoso agente oxidante e oxidação com ozônio evolui mais calor e, normalmente, começa em uma temperatura inferior à oxidação com oxigênio. Reage com não-saturado de compostos orgânicos para produzir ozonídios, que são instáveis e podem decompor-se com violência explosiva. O ozônio é um gás instável que, em condições normais de temperatura, decompõe-se em oxigênio diatômico.

7. Controles de Exposição e Proteção Individual

Diretrizes de exposição: OSHA PEL: PEL 0,10 ppm / TLV

Requisitos de ventilação: Geral de escape recomendada. Evite trabalhar com o equipamento gerador de ozônio em ambientes fechados. Utilizar equipamentos de proteção específicos

Doenças respiratórias: Os respiradores podem ser utilizados quando os controles de engenharia e práticas de trabalho não são tecnicamente viáveis, quando esses controles estão em vias de serem instalados, ou quando falham e precisam ser completados. Respiradores podem também ser utilizados para operações que requerem a entrada em tanques ou recipientes fechados, e em situações de emergência.

Apenas respiradores apropriados devem ser fornecidos e utilizados quando o uso de máscaras é o único meio de controlar a exposição a operações de rotina, ou durante uma emergência. (Consulte a Tabela 1 do ANSUI / ASTM E591-77 para a seleção do respirador adequado). linha de ar de pressão positiva com máscara ou auto de respiração deve estar disponível para uso emergencial.

Olhos: Não é necessário.
Luvas: Não é necessário.
Roupas e equipamentos: Não é necessário.

8. Propriedades Físicas e Químicas

Gravidade específica (H2O = 1): 2,144 g / L

Peso Molecular: 48,00

Ponto de ebulição: ° C-111.

Ponto de derretimento: ° C-192.

Pressão do vapor: N / A

Taxa de evaporação (BuAc = 1): N / A

Densidade do vapor (Ar = 1): 1,7

Solubilidade em H2O% por peso: 0,49

Aparência e Odor: Incolor a gás azulado com um odor característico intenso semelhante ao cheiro após trovoadas fortes.

9. Estabilidade e Reatividade

Estabilidade: O ozônio decompõe-se espontaneamente em todas as condições normais, de modo que não é encontrado, exceto nas proximidades de onde foi formado. A decomposição é acelerada por superfícies sólidas e de muitas substâncias químicas.

Produtos perigosos da decomposição: Radicais de oxigênio. O-)

Polimerização perigosa: Não irá ocorrer.

Incompatibilidades: O ozônio é um poderoso agente oxidante e reage com todos os materiais oxidáveis, orgânicos e inorgânicos. Algumas reações são altamente explosivas. Alcenos, benzeno e outros compostos aromáticos, borracha, dicyanogen, éter etílico bromo, tetróxido de dinitrogênio, tricloreto nitrogent, Brometo de hidrogênio, e tetrafluorohydrazine.

10. Informações Toxicológicas

O ozônio é extremamente irritante para os membros superiores e do trato respiratório inferior. O odor característico é facilmente detectável em concentrações baixas (0,02 ppm a 0,05 ppm). O ozônio produz irritação local dos olhos e das mucosas, podendo causar edema pulmonar em alta exposição. Sistematicamente, o ozônio tem sido relatado para imitar os efeitos da radiação ionizante, e podem causar danos às estruturas cromossômicas. A tolerância parcial parece desenvolver com exposições repetidas. Embora a maioria dos efeitos sejam agudos, a possibilidade de insuficiência pulmonar crônica deve ser considerada, com base na experimentação animal.

11. Informações Ecológicas

Impacto Ambiental: Nenhuma informação foi encontrada.

Toxicidade ambiental: Nenhuma informação foi encontrada.

12. Considerações sobre a eliminação

Não libere o gás ozônio na atmosfera sem o devido tratamento, para atender a regulamentação Estadual e Federal.

13. Informações sobre Transporte

Nome apropriado para embarque: Classe de perigo: N / A

Número de Identificação: N / A

Grupo de embalagem: N / A

14. Informações sobre regulamentação

TÍTULO III SARA: N / A

TSCA: Os ingredientes deste produto estão na lista do inventário TSCA.

OSHA: Classificada de acordo com definições de perigo para a saúde e os riscos físicos previstos no Hazard Communication Standard (29 CFR 1910.1200)

15. Outras informações

Etiqueta de advertência de perigo: ALTAMENTE REATIVO. O gás ozônio afeta o sistema respiratório.

Precauções: Manter afastado do calor, faíscas e chamas. Evitar o contacto com os olhos, pele e roupas. Evite respirar. Utilize com ventilação adequada.

Selo de Primeiros Socorros: Se inalado, dirija-se a um local com ar fresco. Obter atenção médica para qualquer dificuldade para respirar.

Uso do Produto: Reagentes de laboratório.

Informações Revisão: Pura. Novo formato 16 seção MSDS, todas as seções foram revisadas.