NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Piscinas 2017-08-18T21:46:36+00:00

Piscinas

A tecnologia de purificação de água em base Raios Ultravioleta (UV) é o processo de esterilização encontrado na natureza e utiliza um comprimento de onda germicida da radiação solar, entre 200 e 300 nm.

É tradicionalmente usado na desinfecção de água potável para domicílios, hospitais, tratamento de efluentes, aqüicultura, em tratamento de água de spa´s, piscinas publicas e particulares. A popularidade da desinfecção por UV é devida em parte à facilidade de tratamento: um constante bombeamento de água pura para o sistema é mais simples de manter e reduz a necessidade de agentes oxidantes. A completação com água fresca será reduzida com o tratamento UV implicando em menor custo de aquecimento.

Radiação Germicida Ultravioleta (UV)

    • É simples, seguro e limpo.
    • Elimina o uso do cloro causador de irritações, alergia, odores, produção de cloraminas, corrosão, etc.;
    • Sem risco de super dosagem porque nada é adicionado à água, apenas radiação;
    • Eficiente contra todo o tipo de microrganismo como bactérias, vírus, protozoários e algas;
    • A luz Ultra Violeta clarifica a água por foto-oxidação da matéria orgânica
    • Pode ser usado em combinação com cloro reduzindo o residual de 2 para 0,15 mg/litro ou com oxigenada (peróxido de hidrogênio)

Aprovado pelo “Pool Water Treatment Advisory Group” em 1999 PWTAG published SWIMMING POOL WATER – Treatment and Quality Standards (ISBN 0 951 7007 6 6).

Ultravioleta em Piscinas e Spas

Piscinas e spas sem apropriada manutenção têm sua água facilmente contaminada com microrganismos e materiais orgânicos que podem causar desconforto aos banhistas e sérios problemas de saúde. O uso de equipamentos ultravioleta (UV) previne estes problemas sem a necessidade de uso de produtos químicos como o cloro e ainda com uma manutenção muito menor para manter a qualidade da água.

O sistema UV não adiciona nada à água e não a seu pH ou alcalinidade. Previne o uso de algicidas: as algas são controladas pela radiação UV. O sistema UV pode ser usado sozinho substituindo o cloro, mas como sua ação se da apenas dentro do reator, à passagem da água, pode haver desenvolvimento de microrganismos nas paredes da piscina. Neste caso o uso do cloro ou outro oxidante como o peróxido (água oxigenada) pode prevenir o problema, usado ocasionalmente: uma vez por semana ou quando se notar “limo” nas paredes.

Uso do Peróxido de Oxigênio com a Desinfecção por Ultravioleta.

  • Mais fácil de manejar que os produtos químicos
  • Indetectável pelo usuário se usado nos níveis recomendados
  • Facilmente misturável com a água e continua no sistema até oxidar materiais orgânicos indesejáveis.
  • Não corrosivo aos equipamentos
  • Não espuma e sem odor
  • Não forma incrustações
  • Mais seguro para o meio ambiente
  • Não produz alergia nem irritação
  • Não necessita ácido cianúrico ou outros estabilizantes
  • Não produz substancias cancerígenas com os triahalometanos (cloraminas)

Perguntas Freqüentes:

A qualidade da água da piscina, em se tratando de tratamento por UVC, esta diretamente relacionada ao o número de horas de filtragem/recirculação a que a água da piscina é submetida. Todo e qualquer microrganismo que é exposto a ação da luz ultravioleta C (UVC) será eliminado, sendo assim o desempenho depende da passagem do volume total de água da piscina pelo aparelho.

Posso eliminar o cloro?
O tratamento químico de uma piscina equipada com o Ultravioleta é mais simples que o de uma piscina convencional. Em muitos casos é possível se eliminar em 100% os inconvenientes do uso de cloro (produto químico que demanda maior freqüência de adição à piscina e que pode acentuar as irritações da pele, dos olhos, problemas respiratórios, ressecamento dos cabelos, descoloração de roupas de banho, envelhecimento precoce dos revestimentos das piscinas e de seus equipamentos etc. Há necessidade de manter o pH (nível de acidez ou basicidade) controlado e mantido entre 7,2 e 7,6. A utilização de floculantes ou auxiliares de filtração se faz necessária caso a quantidade de partículas em suspensão seja muito grande e comprometa a cristalinidade da água. Como o sistema de tratamento por ultravioleta não deixa qualquer resíduo químico na água, é possível que após grandes períodos de chuva seja necessário algum tratamento de choque (com cloro ou algicida) caso haja infestação por algas (quando a água da piscina fica verde).

Como é o uso do sistema UV em Piscinas Públicas ou Academias?
Muitas piscinas públicas e academias nos EUA e na Europa trabalham com sistemas de desinfecção por UVC e não utilizam cloro algum. No Brasil a legislação em vigência determina que piscinas desta natureza sejam mantidas com níveis de cloro residual entre 0,5 e 0,8 ppm. Desta maneira é possível eliminar o uso do cloro em até 75% com o sistema ultravioleta. Esta redução considerável do uso de cloro além de baixar custos permite eliminar os inconvenientes do uso de cloro, os problemas respiratórios, as irritações da pele e dos olhos, ressecamento dos cabelos, descoloração de roupas de banho, envelhecimento precoce dos revestimentos da piscina e de seus equipamentos etc. É aconselhável que o sistema opere o tempo todo para garantir a qualidade dá água. A troca da areia do filtro também é importante. Uma piscina equipada com um sistema ultravioleta torna a prática esportiva mais agradável e saudável.

Como devo usar em minha casa?
os equipamentos Ultravioleta para piscinas residenciais devem trabalhar durante o período de filtração diário (8 horas). É importante que se coloque um “timer” para garantir que o sistema juntamente com o filtro estejam trabalhando. A ultravioleta não deixa qualquer resíduo químico na água, tornando a utilização da piscina mais saudável. Porém é possível que após grandes períodos de chuva a água da piscina fique esverdeada. Desta maneira pode ser necessário a utilização de uma quantidade de choque de cloro ou mesmo a utilização de algum algicida. Normalmente as pessoas fazem uso se “algicidas de manutenção” para garantir que isto não ocorra.

Antes de se instalar o sistema Ultravioleta (UVC) é importante trocar a areia do filtro para eliminar possíveis perdas de eficiência, já que podem haver velhas colônias de microrganismos ou mesmo petrificação da areia. Utilize sempre um “timer” para garantir que o sistema UVC e o filtro estejam trabalhando (8 horas diárias para piscinas residenciais e se possível o tempo todo em academias e clubes).

Como é instalado o Sistema UVC (Ultravioleta)?
O sistema de desinfecção ultravioleta é instalado conjugado à linha de retorno do filtro da piscina ou mesmo com uma bomba auxiliar que trabalhe o tempo todo. O aparelho pode ser 110 ou 220 V e acompanha manual de instalação.

Instalação, Funcionamento e Equipamentos

A NaturalTec oferece equipamentos para todo o tamanho e tipos de piscinas. Uma piscina de 50 m3 de água, requer uma circulação de água dada por uma bomba de 1 CV normalmente utilizado pelo sistema de filtragem. A água da piscina é constantemente recirculada através do equipamento posicionado após o filtro normal da piscina, proporcionando um continuo tratamento da água.

A SNatural/NaturalTec tem equipamentos em Inox 304, 316 e Termoplástico