NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Processos de Tratamento de Água 2017-08-18T19:35:35+00:00

Tratamento de Águas Residuárias ou Servidas (Efluentes)

No tratamento de água, efluentes e esgotos, a primeira decisão diz respeito ao tipo de tratamento, se por processo continuo ou se por batelada. Depois, o tratamento de água segue várias etapas dependendo da necessidade.

O tratamento da água pode ser dividido em unidades de tratamento da água não servida, as ETA´s, e o tratamento de águas residuárias ou servidas ou efluentes, as chamadas de ETE´s.

Os principais poluentes da água, os sólidos em suspensão, os óleos, gases, materiais orgânicos (DBO), sais dissolvidos, metais pesados, corantes, nitrogênio e seus derivados (amônia, nitrito e nitrato) também denominados de NH4-N e os microrganismos, têm sistemas de controle específico.

Dependendo da legislação, uso da água, tipo de efluente, condições de solo e lençol freático usam-se diferentes tipos de tratamento da água.

Tratamentos de Água em Função do Tipo de Efluente ou Uso Final:

Para a remoção de poluentes orgânicos, metais pesados, óleos e graxas, cor, sólidos sedimentáveis, sólidos em suspensão, materiais orgânicos não biodegradáveis como celulose, sólidos dissolvidos por precipitação química e compostos obtidos através de oxidação química, se recomendam os processos físico-químicos.

Para remoção de sólidos voláteis dissolvidos e em suspensão, usam-se tratamentos biológicos.

Para retirada de sólidos dissolvidos recomendam-se processos de troca catiônica e leitos de carvão ativado e outros.

Para relações DQO/DBO menores que 2 , indicando efluente biodegradável, indicam-se tratamentos biológicos, para relação maior que 2, 3 e 4, indicando possível presença de material não biodegradável, se recomendam tratamentos físico químicos.

Tratamento de Efluentes e Esgotos Domésticos e/ou Sanitários:

Efluente >> Separador de Sólidos >> Estação Elevatória >> Separador Água/Óleo >> Ajuste de pH >> Tratamento Físico, Químico ou Biológico (Aeróbio ou Anaeróbio) >> Decantação >> Aeração >> Filtração >> Desinfecção >> Reuso (Jardim, Irrigação, Lavagem de Carro, Descarga de Banheiro, etc.) OU >> Descarte (Rio, Lago ou Esgoto Municipal).

Tratamento de Água

Água >> Aeração >> ajuste de pH >> Tratamento Físico-Químico >> Decantação >> Filtração >> Desinfecção >> Uso (Água Potável, Processo Industrial, Uso Animal, etc.).