NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Reuso 2017-10-10T19:36:30+00:00

Ultravioleta em Água de Reuso

A Tecnologia Ultravioleta – UV é usada para reaproveitamento de água servida (Reuso), onde possa ser coletada e tratada. Este procedimento economiza tanto água nova quanto de descarga. O nível de tratamento dependerá do destino, mas na maioria das vezes, uma simples filtração pode ser adequada. A desinfecção será necessária na maioria dos casos, pois as bactérias estarão presentes e se multiplicarão em sistemas fechados. Um simples sistema de decantação e filtragem pode ser instalado, seguido de uma desinfecção com equipamento Ultravioleta – UV, possibilitando economia de mais de 80% da água com a reutilização.

Sistemas de conservação de água são instalados com equipamentos Ultravioleta para desinfecção. Todo o profissional da área deverá ter este conhecimento técnico mais presente. Cada situação requererá um sistema próprio e a SNatural poderá ajudá-lo.

Na desinfecção ocorre uma redução na concentração de patógenos para níveis não infecciosos, podendo atingir vários níveis de redução. A dosagem de UV recomendada varia de acordo com o organismo e legislação em cada país.

Em geral, para água potável e efluentes tratados se usam dosagens de 30 a 100 mW-seg/cm2, respectivamente. A claridade visual de uma água não é um bom indicador de sua transmissão; uma água clara para luz visível pode absorver a luz ultravioleta. A melhor forma de medir a transmissão de luz ultravioleta na água é amostrar comum fotômetro que mede a transmissão do comprimento de onda 254 nm.

Transmissão de UV no Meio: A claridade visual de uma água não é sempre um bom indicador de sua transmissão (Transmitância), uma vez que a água, mesmo clara à luz visível, pode absorver a radiação.

Qualidade da água: Em geral, a água, para permitir uma boa desinfecção deve ter características que facilitem a ação da radiação. Em geral deve ter baixa turbidez, poucos sólidos em suspensão, baixo teor de ferro, etc…

Intensidade da radiação, Tempo de exposição e controle de Microrganismos

A intensidade de radiação medida em watts.seg/cm2 ou Joules/cm2 (J/cm2) relaciona intensidade da lâmpada de ultravioleta com tempo de exposição: pelo gráfico podemos concluir que já com dosagens de 8 a 10 j/cm2 a sobrevivência dos microrganismos, no caso a Escherichia coli cai a 1/1 000 000. Os Equipamentos Ultravioleta da SNatural estão projetados para uma radiação de 30 Joules/cm2.

Aplicações da Radiação Ultravioleta (UV)

A radiação Ultravioleta pode ser usada para desinfetar água potável e engarrafada, efluentes, salas de laboratório, dutos de ar condicionado, água de torres de resfriamento, alimentos e bebidas, água mineral, Biofarmacêutica , Químicas, Semicondutores, Aquicultura, Piscinas, Indústria automotiva, Reuso de água, Efluentes e Água Potável, Quebra de ozônio, descloração, processos de oxidação avançada para efluentes, redução de COT – Carbono Orgânico Total com ultravioleta em processos de oxidação avançada.

Efluentes: com a tecnologia UV em efluentes nada é acrescentado à água, quando o efluente é despejado após o tratamento e a desinfecção, a água estará de acordo com os limites de microrganismos e sem subprodutos nocivos ao meio ambiente, formados com o uso do cloro, por exemplo.

Processos de oxidação avançada para efluentes: Redução de COT – Carbono Orgânico Total em processos de oxidação avançada, utilizando-se o peróxido do hidrogênio, ozônio e dióxido de titânio. Com estes processos, se oxidam efluentes de indústrias químicas, farmacêuticas ou cosméticas com a produção do radical OH+, que quebra cadeias complexas de efluentes, transformando-as em subprodutos inócuos como o monóxido de carbono (CO²).

A SNatural/NaturalTec tem equipamentos em Inox 304, 316 e Termoplástico