NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Separadores Água-Óleo 2017-07-12T15:16:23+00:00

Tratamento Preliminar | Separadores Água-Óleo

Separadores água – óleo são usados para receber efluentes e águas contaminadas com óleos e graxas de áreas de manutenção, lavagem de veículos e máquinas além de oficinas mecânicas. Os separadores água – óleo empregam métodos físicos e químicos como filtração, coagulação, floculação e flotação e trabalham por densidade, usando a tendência do óleo flutuar na água. Uma gota de óleo com 100 micra sobe na água a uma velocidade de 1,5 cm/min, entretanto, uma de 20 micra, demora 2 horas para percorrer a mesma distância. Para evitar que gotas menores sejam arrastadas pelo fluxo sem tratamento, se usam recheios coalescentes que capturam as gotas e as agregam em gotas maiores com maior velocidade de ascensão.

Usam-se, para este efeito, pratos inclinados corrugados e materiais oleofílicos, como as fibras de polipropileno, às quais as gotinhas de óleo aderem quando a água contaminada passa. Como as caixas retentoras de óleo (separadores água – óleo) podem receber grande quantidade de areia e outros materiais inertes, é conveniente que sejam precedidas por unidades de desarenação para um tratamento preliminar da água.

Separação do Óleo da Água

Separadores Água-Óleo para Águas residuárias ou efluentes, provenientes de indústria petroquímica, que trabalham com separadores água – óleo de alto rendimento tem seus projetos de dimensionamento prevendo um tempo mínimo de detenção hidráulica de 10 minutos. A linha Snatural de separadores água – óleo pode ser instalada ao nível do solo ou abaixo, enterrada. Após a separação do óleo, a água limpa é enviada para posterior e mais completo tratamento. A água pode ainda ser enviada para o esgoto enquanto que o óleo retido no tanque terá destinação apropriada.

Aplicações, O separador água – óleo pode ser usado em: aeroportos, instalações para lavagem e manutenção de veículos, ferrovias, instalações militares, estacionamentos e áreas de circulação intensa de veículos, áreas de manuseio e armazenamento de petróleo e similares.

Dimensionamento, O dimensionamento de um separador água – óleo levará em conta, a qualidade da água efluente requerida, a vazão do efluente, a quantidade ou concentração de óleo no efluente, a densidade especifica dos produtos e a necessidade e quantidade de estocagem do óleo retido.