NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Sistemas Submersos 2018-03-21T12:14:17+00:00

Desinfecção por Ultravioleta (UV) em Torres de Resfriamento

Controle de Microrganismos em Torres de Resfriamento (Sistemas Fechados) com Radiação Ultravioleta. A Radiação Ultravioleta (UV), tem uso na desinfecção de água potável, desinfecção de água de piscinas, desinfecção de água de esgoto doméstico e efluentes industriais, aquários, na produção de água super pura, água de uso industrial e de processo nos setores alimentício e eletrônico, na desinfecção da água na indústria cervejeira, na indústria de açúcar e álcool entre outras. A desinfecção por radiação ultravioleta é eficiente no controle de microrganismos patogênicos, microrganismos causadores de corrosão, coliformes fecais, microorganismos causadores de odor (H2S), bactérias sulfo-redutoras (BSR), dissulfovibrio, Pseudomonas, Legionela, etc.. A Radiação Ultravioleta é desenhada para o reaproveitamento de água (reuso).

  • Substitui biocidas como o cloro, o ozônio, o glutaraldeido, os quaternários de amônio, etc..;
  • Não produz subprodutos (cloraminas, trialometanos, etc..) e controla odores (H2S);
  • Não deixa subprodutos, não causa corrosão e não a a qualidade química da água;
  • Eficiente contra todos os microrganismos (bactérias, fungos, vírus e algas);
  • Não é corrosivo e tem baixo consumo de energia.

 Bactéria – Modo de Ação

Intensidade da Radiação, Tempo de Exposição e Controle de Microrganismos

A intensidade de Radiação Ultravioleta medida em watts.seg/cm2 ou Joules/cm2 (J/cm2) relaciona intensidade da lâmpada de ultravioleta com tempo de exposição: pelo gráfico podemos concluir que já com dosagens de 8 a 10 j/cm2 a sobrevivência dos microrganismos, no caso a Eschirichia coli cai a 1/1 000 000.

Os Equipamentos Ultravioleta da NaturalTec estão projetados para uma radiação de 30 Joules/cm2.

Equipamentos

 

Esquemas de Desinfecção por Radiação UV para Sistemas Fechados

Cálculo do Tempo e Circulação de Água para 100% de Controle de Microrganismos

Em algumas situações de desinfecção de água, como em aquários, piscinas, etc., não se pretende uma água totalmente estéril, mas apenas livre de microrganismos prejudiciais e de seus efeitos. No dimensionamento do aparelho, um aspecto importante, como em qualquer filtração, é a chamada taxa de filtração (quantidade de água que passa pelo aparelho num determinado tempo) e a totalidade de água a tratar.

Como é importante que a totalidade da água passe pelo sistema, temos que calcular a potencia da bomba de circulação e o tempo gasto para que toda a água passe pelo sistema e seja tratada.Por intermédio de uma fórmula simples, pode-se saber em quanto tempo se processa toda a água ou pelo menos 99,9% dela. Basta saber o volume total da água a tratar (V), e a velocidade de processamento (B) da bomba usada.

T = 9,2 x (V/B) T = tempo em horas 9,2 = constante para 99,9% de tratamento de água

Exemplos

Um aquário de 1000 litros com uma bomba de recalque de 3000 litros de água/hora, processa 99,9% da água do aquário em:

T = 9,2 x (1000 / 3000) ou T = 3,06 horas
O mesmo cálculo vale para saber em quanto tempo um determinado filtro, trabalhando com recirculação, processará toda a água de um tanque: um tanque de 40 m3 com um filtro que trabalha a uma taxa de filtração de 12 m3/hora, filtrará toda a água em 31 horas.
T = 9,2 x (40/12)
T = 31 horas, ou aproximadamente um dia e 7 horas.
Obs.: Para o caso de aquários consideramos uma circulação adequada de duas vezes o volume total por dia e para piscinas, de 0,5 a 1 vez.