NaturalTec | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |naturaltec@naturaltec.com.br
Ultravioleta – Teoria 2017-08-18T21:48:42+00:00

Desinfecção Ultravioleta | (UV)

Onde as pessoas se juntem existe o risco de contaminações tanto na água como no ar. Aerossóis, gotas de água “aerotransportadas” podem conter doenças, se dispersar no ambiente ou serem ingeridas diretamente.

A radiação UVC pode ser instalada para tratamento do ar, além do tratamento da água e, normalmente, substitui o cloro, o ozônio e outros oxidantes na desinfecção da água. É usado para desinfecção de água potável, de efluentes tratados, águas de torre de resfriamento, aquicultura, aquários, lagos, água engarrafada, água de piscinas, desinfecção de caldo e açúcar liquido, desinfecção de ar e superfícies, ar condicionados, etc..

Sua radiação (UV) a o material genético dos microrganismos (DNA), impedindo sua multiplicação e uma de suas características mais importantes é que a radiação UV não acrescenta nada à água nem a as características físico-químicas. A radiação do sol inclui em sua radiação, ondas de rádio, infravermelho, luz visível, raios-x, raios gama, raios cósmicos e radiação ultravioleta. A luz ultravioleta faz parte do espectro eletromagnético não visível, com comprimentos de onda entre 100 e 400 nanômetros (nm). É semelhante à luz visível, e abrange as faixas: UV-A, UV-B e UV-C germicida.

Faixas de Radiação UV

As faixas de radiação que compreendem a luz Ultravioleta são classificadas em faixas A, B e C; a perigosa é a faixa B, a A é usada para tratamentos médicos e bronzeamento. A faixa UV-C a parte germicida da luz, pode apenas causar irritação de pele e olhos, mas não causa câncer de pele e nem catarata nos olhos. A lâmpada de UV produz a radiação UVC germicida (onda de 253.7 nanômetros) que é conhecida por sua habilidade de destruir microrganismos como vírus, bactérias, fungos, lêvedos e mofos além de algas e protozoários.

O alvo principal da desinfecção é o material genético (ácidos nucleicos) que é destruído pela radiação ultravioleta quando a luz penetra através da célula. A maioria dos microrganismos é controlada pela radiação UV (Tabela abaixo):

Aplicações da Radiação Ultravioleta (UV)

Processos de oxidação avançada para efluentes: Redução de COT – Carbono Orgânico Total em processos de oxidação avançada, utilizando-se o peróxido do hidrogênio, ozônio e dióxido de titânio. Com estes processos, se oxidam efluentes de indústrias químicas, farmacêuticas ou cosméticas com a produção do radical OH+, que quebra cadeias complexas de efluentes, transformando-as em subprodutos inócuos como o monóxido de carbono (CO²).

Equipamento e Capacidade de Tratamento de Água (m3/hora e litros/seg)